domingo, 21 de junho de 2009

SAUDADES DO TANQUE



Olá, Retronautas!

Não me entendam errado, não estou com saudades de lavar roupa!

Mas, quando garoto, adorava jogar Tank, da Kee Games (uma subdivisão da Atari) em um grande Shopping de São Paulo. Lá pelos idos de 75 ou 76...

Agora, acabo de encontrar através do Raptr, este joguinho em Flash, o Tank Battle.

Não é exatamente o mesmo, sendo mais rápido e com melhor acabamento que o original, mas - se você, como eu, sente muitas saudades daquela emoção de garoto - quebra um bom galho...

Vá lá e divirta-se!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

CLIFFALL - A VOLTA DE HARRY


Pitfall foi o jogo mais celebrado já criado por David Crane, ex-funcionário da Atari que, com 3 outros amigos, fundou a Activision (Sim! Você já sabia disso!).

O game (cujos detalhes você pode conhecer neste post e também neste outro) vendeu mais de 5 milhões de cópias e tornou Harry Pitfall um personagem quase tão amado quanto Mario ou Pacman.

Agora, Aloan Moreira presta sua homenagem ao clássico, com o lançamento de Cliffall (para Windows), game baseado no 2º título da série (Pitfall II - Lost Cavern, de 1984), com mais desafios e novas fases.

Na pele do bom e velho Harry, você se desloca desta vez por um labirinto de cavernas com passagens secretas e outras armadilhas em 4 fases já disponíveis no jogo (que pode ser baixado aqui).

Seu objetivo se divide entre salvar a jovem Nina perdida na ilha e recolher itens sagrados como o Falcão Dourado, o Anel Rubi e o Grande Diamente Maia.


O autor parece empolgado com o projeto e afirmou no fórum Caiman em fevereiro passado: "Começo a fazer o novo nível provavelmente hoje... mal posso esperar para tornar o jogo ainda melhor!".

No mesmo site, robin_90 dá sua opinião sobre o jogo: "Eu adorei a sensação do jogo!.. Alguns movimentos não parecem muita naturais... mas funciona muito bem como está."

No site CFW, o educador Chroelle nos dá as más notícias: "Somente os primeiros quatro níveis serão gratuitos. Você tem que comprar o jogo para obter os outros quatro."

O site italiano Socialblog também atesta a qualidade do game, ao comentar: Os gráficos são um paraíso para os mantes da Pixel Art e o gameplay é consistente e extremamente retrô."

Está esperando o que? Vá jogar Climbfall!!!

SUPER BRABO BROS


Recebi o link para este mimoso vídeo de minha amada esposa.

É uma sacada bem divertida, mostrando que estamos todos sujeitos a virar heróis de game...

Assita!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

JOGANDO COM TEXTO ALHEIO


Acabamos de falar da homenagem do Google aos 25 anos de Tetris, o jogo russo que ganhou o mundo na década de 90, no penúltimo post...

E este site? Você já conhecia?

É o Twetris, uma idéia super interessante, simples e bem bolada: você começa o jogo e, ao invés de formas geométricas como no original, vão caindo textos de twitter coloridos, formatados para você direcionar à base.

Ao final, há um ranking com a performance dos melhores players, onde você pode inserir sua pontuação (fiz ínfimos 11.600 contra 2.800.000 do primeiro colocado, eheheh!).

e brinque. É inocente e divertido!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

RETRO HORAS

Incrível como a gente se identifica com algumas coisas, não é?

Há um monte de gadgets antigos que eu adoraria ter...

Um relógio de pong como esta acima, seria o máximo!
A produção é do inominável artista Buro Vormkrijgers, com auxílio de um programador brasileiro.

Se, como eu, você não tem verba para um produto bacanudo como este, parta para o plano 'B', e baixe no
site do artista o screensaver do projeto (About / Portfolio / Micelanius / Pong ® Clock).

Quem não tem cão...

sábado, 6 de junho de 2009

JÁ GOOGLOU HOJE?


Já viu a singela homenagem do buscador aos 25 anos de Tetris?
Ao criar o game, Alexey Pajitnov nunca deve ter imaginado o potencial de sua obra, que está sendo atualizada (e imensamente clonada!) até hoje.
Parabéns, Tetris!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

DIGITAL ANALÓGICO


Há uma grande controvérsia ainda hoje sobre o impacto da tecnologia digital sobre a analógica, seja no binômio toca-discos/CD, pintura/vetor ou relógio com ponteiros/relógio com display.

O grupo sueco Humans Since 1982 soube interpretar com elegância e bom humor esta complicada relação entre saudosismo e vanguarda, com uma obra de arte que mostra a hibridação de duas formas de apresentação, como mostra a imagem acima.

O vídeo abaixo é ainda mais divertido, mostrando o balé dos ponteiros para exibir os 'dígitos' virtuais.

Via Info Abril.


PARTILHANDO GAME INFO


Você conhece o SlideShare?

Não?
Pense em um sistema online igual ao Youtube, só que com apresentações de Power Point ao invés dos vídeos. Esse é o SlideShare.

Coisa para nerds, dirão alguns. Talvez, mas é um excelente espaço para disseminar informações e conteúdo.

Afinal, não é esse o objetivo rizomático da rede?

Então.
Eu bem que poderia ter subido algum dos PPTs das palestras que já andei dando por aí, mas nem sei dizer porque não fiz isso ainda (coisa de preguiçoso, dirão alguns...).

Mas tem gente mais competente e empenhada do que eu por aí que não cochila.
O Prof. Dr. Roger Tavares é um deles, e disponibilizou neste serviço algumas apresentações bacanas sobre Game Design, que podem ajudar o noobie nos caminhos para entender o que significa fazer o próprio game (prepare-se, mano, não é pouca coisa...).

Abaixo, apresento um destes documentos, para sua facilidade.
É claro que, na palestra, com o Roger falando, a coisa é muuuuuito mais interessante, mas ao menos a informação está aí, ao alcance de qualquer interessado conectado.

No SlideShare há mais informações sobre GD e, se você tiver tempo, vale dar uma conferida.