
Há pouco mais de uma ano, escrevi o artigo "O Movimento Neo-Retrô nos Games" para o Game Cultura, que abordava o que parecia ser não uma tendência, mas uma inclinação (talvez de nicho) para os games com gráficos ou design voltado à estética dos primeiros jogos de 8 bits.
Na ocasião, o representante mais significativo desta "tendência" era Game Centre X, para o DS.
De lá para cá, surgiram pérolas como "3D Dot", pra PS3, que você confere nestas imagens (e no vídeo abaixo) e, agora, outra obra sensacional, para o mesmo DS de Game Centre: Picross 3D.

Como você pode ver, o game da Nintendo volta ainda mais às raízes da estética da segunda geração e cria um jogo que mistura cubos em pixel com uma lógica meio Sudoku, se me permitem a licença poética.

Como é comum de muitos dos joguinhos para o console, o jogo é FOFO e tem tudo para conquistar jogadores e jogadoras casuais.

Desde que escrevi o artigo para o GC, sempre acreditei que não podia ser só uma "onda" saudosista com foco nos quarentões oldgamers...
Estes lançamentos não deixam de ser um reconhecimento à importância conceitual da estética dos velhos jogos.
Harry Pitfall deve estar contente de saber qua não virou memória do passado.
Eu acho esse tipo de design de jogo meio que obra de arte, porque é nostálgico. Muito colorido. Me lembra as ilustrações em pixel art, que adoro.
ResponderExcluirEsse retorno ao design 8 bits, na minha opinião, está intimamente ligado à necessidade da mente pensar. Pode ser um pouco viajante ou até filosófico demais, mas os jogos atuais perfeitos, fazem a mente apenas "admirar" a imagem. Quando vemos gráficos mais simples e menos perfeitos, automaticamente começamos a gerar idéias e imagens na mente. Essa é a minha opinião e experiência, desde o Tele-Jogo, até hoje. Por isso me lembro de tantos jogos antigos.
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