domingo, 15 de março de 2009

COMECE BEM O SEU DIA


Eu já havia escrito anteriormente aqui no RGB, neste post, sobre o fenômeno mercadológico e cultural de Pacman, quando o jogo transformou-se em mania global.

Bem, Pacman nem de longe é um caso isolado. Há vários outros posts que informam sobre isotônicos de Street Fighter e badulaques com a marca de seu game mais querido.

A imagem acima é de mais uma destas oportunidades aproveitadas pelo 'mercado' para faturar em cima da produção de games. Neste caso, estamos falando do Nintendo Cereal System.

A jogada de marketing aqui é tão discarada que é quase ofensiva. O produto foi lançada na crista da onda da Nintendo, em 1988/89, pela Ralston, uma indústria alimentícia norte-americana.


Obviamente, nunca provei o produto, mas não encontrei nenhum dado na internet sobre a qualidade e o sabor irresistível do matinal. Aliás, muito ao contrário, não são poucas as informações técnicas e pessoais que afirmam que o abismo entre a Ralston e a Kellogs era bem extenso...


Para garantir o interesse da petizada, o cereal vinha com brindes, como cards dos personagens dos games campeões de venda da empresa (em ilustrações medianas, que eram melhores do que as da capa do produto, realmente assustadoras!) e vale-brindes para game-and-watchs e outros mimos.


Embora só tenha sobrevivido no mercado pelo curto período de dois anos, a campanha de marketing foi intensa, na mídia impressa, em spots de rádio (ouça o áudio, clicando no ícone do rodapé deste post) e na tv, com um comercial típico da época.


Na caixa, duas divisões, uma com cereais do Mario e outra do Link, de Legend of Zelda.
Mas como eu disse, este estava longe de ser um caso isolado no mundo dos games.
Outra infinidade de produtos da Nintendo ou do Mario foram lançados. Aqui, apresento só os mais curiosos:


Os cookies do Mario,


A macarronada com queijo do Mario,


E a goma de mascar do bigodudo... Quer mais???
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