quinta-feira, 31 de maio de 2007

COME-COME...


Sim, o jogo que transformou os games em coisa de gente grande ficou conhecido no Brasil como Come-come... sabe
do que estamos falando???
Não é possível falar de Pacman (ou come-come!) sem cair no óbvio.
A história do personagem surgido a partir de uma pizza já foi contada centenas (milhares?) de vezes e, se você é fã dos games antigos, já deve ter ouvido...
Mas vamos lá...
Pacman, ainda hoje, um fenômeno global, um marco no mundo dos games.
"Todos os jogos de computador disponíveis naquela época eram do tipo violento - wargames e do tipo space invaders...
Eu queria um jogo engraçado..." nos conta Toru Iwatani, seu criador, em entrevista disponível em Mameworld.
Antes de chegar à sua obra prima, Iwatani era um funcionário da Namco, que pretendia, no começo, fazer máquinas de pinball. Como a especialidade da empresa eram os vídeo games ele desenvolveu os vídeo pinballs como Gee Bee, Bomb Bee e Cutie. Buscando fazer algo diferente, que chamasse a atenção de um outro público, incluido as mulheres e baseado em uma antiga história japonesa sobre uma criatura heróica, que protegia as crianças de monstros devoradores, o designer viu, de repente, sua idéia tomar forma: "Gosto de contar a história sobre a origem de Pacman, quando, em um horário de almoço, eu estava faminto e pedi uma pizza inteira. Peguei um pedaço e o que sobrou era a forma de Pacman."
Toru Uwatani criou não apenas um game mas um ícone cultural, que tornou-se responsável pela passagem do game como brinquedo de criança para um tema recorrente nos vários grupos sociais, chegando a ser capa da revista Time, uma ambição que muitos humanos jamais alcançaram.

Nenhum comentário: