Em 2009, a TecToy, que hoje busca novo espaço entre os dispositivos para games, parecia viver um bom momento, com o lançamento vários projetos, do então promissor console Zeebo e de games para outras plataformas, a exemplo de Tim Power, para o portátil Nintendo DS.
À ocasião, eu era colaborador do Blogame, um site voltado para notícias sobre o universo dos jogos digitais e dava meus primeiros passos para além desse blog pessoal, como jornalista de games, embora já contribuísse com os sites Aperta Start e GameCultura, até aquele momento, produzindo artigos mais detidos em análises sobre a experiência com games e o insurgente fenômeno dessa expressão de mercado como uma cultura digital.
O texto reproduzido abaixo enfatiza justamente o importante momento em que os primeiros games brasileiros ensaiavam a chegada aos consoles, avançando para além dos lançamentos para PC. Foi um feito importante, ainda que pontual para o design de games brasileiros.
Leia, abaixo.
A Tectoy não deixa a bola quicar em 2009! Veja o novo game!
Este parece ser o ano da oportunidade para a Tectoy.
Depois de ficar reclusa durante alguns anos, a empresa volta com tudo: Mega Drive 3, Zeebo (post a caminho, aguarde) e agora... Futebol no DS.
É isso mesmo! A Tectoy acaba de comunicar oficialmente à imprensa o lançamento de Tim Power Soccer Star, game desenvolvido pela empresa para o miniconsole da BigN.
À equipe de redação do UOL Jogos, André Nogueira, produtor da Tectoy Digital, comemorava a parceria com a Ubisoft: "Até novos personagens pudemos criar, como é o caso do técnico Raymond".
http://jogos.uol.com.br/ds/ultnot/2009/03/26/ult4096u684.jhtm
Tim Power, também conhecido como Sam ou Jake é personagem de outros jogos do console como Firefighter, Policeman e Handyman. Veja imagens e vídeos desses jogos no portal Sam Power.
http://sampowergame.uk.ubi.com
"A Tectoy Digital é recente, começou no início de 2006. Antes disso, nós éramos uma empresa independente, que na época tinha outro nome, e acabou se dividindo em duas partes. Uma parte ficou focada em games para celulares e virou o que hoje é a Tectoy Digital, produzindo games para celular, Nintendo DS, Zeebo [e] iPhone", afirmou André Penha, diretor da Tectoy Digital e um dos fundadores da Abragames, ao site Adrenaline, em abril de 2009.
Tim Power é uma franquia da Ubisoft já com três outros títulos lançados, produzidos por outros estúdios. Penha afirmou que "são jogos simples, mas muito bons, e esse jogo de futebol que produzimos surgiu a partir de um conceito que propusemos à Ubisoft".
"Eles gostaram e encomendaram o game como sendo parte da franquia Tim Power. Trabalhamos junto à Ubisoft e gostamos muito da parceria, eles são trabalhadores muito organizados e profissionais. Aprendemos muito com essa experiência no desenvolvimento, e agora vamos aprender com os jogos na prateleira", declarou.
Segundo o relaese de lançamento do projeto, a equipe de desenvolvimento do game foi composta por sete profissionais, incluindo artistas, programadores e um produtor, chegando a um total de doze profissionais envolvidos na produção do game.
Não deixa de ser mais uma vitória em terras Brasilis, onde há tanta dificuldade para a criação de jogos, sobretudo para consoles das grandes do setor.
Abaixo, você vê um vídeo do game.
Vai que é tua, Tim!
A TecToy Digital durou apenas alguns anos no mercado e foi constituída, de acordo com dados da Wikipedia, no final de 2005, quando o então executivo de publicação da Tectoy S.A., Reinaldo Normand, encontrou a Délirus, empresa de Campinas fundada por quatro ex-alunos do Instituto de Computação da Unicamp. Após uma curta negociação, dois dos sócios da Délirus fundaram a Tectoy Digital.
No início de 2006, André Penha e Rafael Nanya deram início à produção de games com uma equipe de 6 pessoas, atendendo a Tectoy Mobile, publicadora de jogos para celular da empresa. Em 2010, a TecToy Digital encerrou suas atividades.
Tim Power Soccer Star foi publicado em nove idiomas: Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Holandês, Dinamarquês, Norueguês e Sueco.
Joan da Silva, produtor da Ubisoft Entertainment, afirmou à ocasião que, para a equipe da Ubisoft, “desenvolver um jogo de futebol em um estúdio de jogos brasileiro faz todo o sentido, mas não podemos limitar o talento da equipe somente à popularidade do futebol no Brasil. A equipe da Tectoy Digital possui ótimas ideias para game design e traz ótimas soluções para o (Nintendo) DS”.
Esse texto foi publicado originalmente no site Blogame, em 09 de abril de 2009. O site foi decontinuado poucos anos depois.
Imagem: Eventyrhuset
Nenhum comentário:
Postar um comentário