Em 1981, a então incipiente empresa de fundo de quintal Microsoft estava prestes a fechar o primeiro grande contrato para fornecer seu sistema operacional para o IBM PC, computador que faria frente ao bem-sucedido Apple II, de Steve Jobs.
Ali, teve início também a história da criação do primeiro game para os PCs da IBM, desenvolvido em condições ultra precárias em uma única noite de trabalho por Bill Gates e Neil Konzen.
Na época, a programação dava seus passos iniciais para o uso dos micro computadores e pessoas como Bill Gates e Steve Jobs, para ficar apenas nesses dois exponentes, criavam suas produções na unha, programando cada linha e ficando verdadeiramente entusiasmados com os resultados.
Não fosse a criação de um game com o Basic uma proeza para poucos, o produto foi criado em uma virada de noite, como conta o próprio Bill, nessa transcrição da Conferência Anual de desenvolvedores Tech Ed de 2001, disponibilizada originalmente no site da Microsoft e hoje já fora do ar:
“De fato, estávamos eu e Neil Konzen, às quatro da manhã, com um protótipo do IBM PC, sentados numa sala pequena. A IBM fazia questão de que ficássemos num lugar com tranca na porta e só havia esse pequeno closet que tinha tranca, então tivemos que fazer todo o desenvolvimento lá dentro, com uma temperatura sempre superior a 100 graus [aproximadamente 38º Celsius]. Nós escrevemos tarde da noite um pequena aplicação para mostrar o que o Basic instalado no IBM PC poderia fazer. E foi assim que surgiu Donkey.bas. Naquela época, era [um jogo] bem emocionante”.
A entrevista foi resgatada pelo projeto The Internet Archieve e pode ser lida no idioma original em inglês.
Vale lembrar que, naquele mesmo ano, os proprietários de computadores IBM PC já dispunham de um game para curtir no aparelho, chamado Microsoft Adventure, que era essencialmente um port do já famoso Colossal Cave Adventure, criado originalmente por William Crowther e Don Woods para o PDP-10, em meados dos anos 1970.
Anos mais tarde, em 1984, IBM_PC_jr_01_fullO, o primeiro game comercialmente lançado para os computadores pessoais seria, também produzido pela Microsoft, baseado em Colossal Cave Adventure, game em texto que já era comum nos mainframes de universidades e centros de pesquisa.
O The Internet Archieve mantém online o código do jogo, para os nerds entusiastas do Basic e, se você quiser vivenciar um impactante momento de lazer, pode jogar Donkey.Bas diretamente no browser, no endereço: https://www.pcjs.org/software/pcx86/app/ibm/basic/1.00/donkey/, com as mesmas configurações e visual da tela do DOS 1.1.
Esse texto é uma atualização do artigo originalmente escrito para o portal GeeK, em 12 de agosto de 2011, hoje já offline.
Imagem: reprodução de frame de YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário