Em 2008, o RetroGamesBrasil era um blog iniciante que começava a ser reconhecido no meio e trouxe, como consequência, alguns convites para escrever para outros veículos, a exemplo do site Game Cultura, do professor doutor Roger Tavares, e o Blogame, cujo artigo sobre o game brasileiro da TecToy para o Nintendo DS foi resgatado na última semana, entre outros.
À ocasião, após uma troca de mensagens com a equipe responsável pelo site Gamer Blog, acabei participando com o envio de alguns artigos. O site foi descontinuado algum tempo depois, como era bastante comum à época para os sites de notícias não profissionais ou estabelecidos em portais famosos, como Uol e iG, por exemplo.
Abaixo, segue uma reportagem de janeiro de 2008, narrando a passagem do projeto Video Games Live pelo Brasil no final do ano anterior, então em sua segunda edição. Em razão do tempo decorrido e dos muitos problemas com HDs que deixaram de funcionar ao logo desses anos (quem nunca?), já não disponho de imagens ou filmagens de registro do evento.
Abaixo, você confere o texto original.
Como Música para Ouvidos
Olá, galera!
E um privilegio ter sido aceito como colaborador do GB (uma interessante historia de desencontros que merece ser contada um dia!) e decidi começar caprichando no tema.
Se você é fã dos games, e tinha uma graninha sobrando em meados de setembro de 2007, é claro que você foi assistir ao Vídeo Games Live, no dia 14 daquele mês.
Os músicos Jack Well e Tommy Talarico, que desde cedo encontraram no formato game um expressivo meio para explorar as possibilidades de musica incidental e de temas melódicos, ambos renomados pela criação de grandes composições para games clássicos, como Myst, Splinter Cell, MDK, Spider-Man, de 2000, e Maximo vs. Army of Zin, entre outras trilhas, decidiram certo dia criar uma grande apresentação mostrando a dimensão e a riqueza sonora alcançada pela musica dos games.
A primeira apresentação dos caras aconteceu no dia 6 de julho de 2005, no Hollywood Bowl, onde a fantástica Los Angeles Philharmonic Orchestra tocou para cerca de 11 mil pessoas.
O sucesso foi tão grande que a produção vem se apresentando desde então em vários lugares do mundo, repetindo o êxito e amealhando novos fãs, que talvez nunca tivessem se dado conta da beleza e da magia da densa estrutura musical que acompanha os videogames.
Jack Wall é músico e maestro, tendo concluído seu curso de regência em 1999. Mesmo que não soubesse conduzir a batuta, isso não seria problema, pois a apresentação é um show não apenas para os ouvidos, como também para os olhos, com alguns momentos de puro lirismo e outros de escrachado bom humor.
Naturalmente, os grandes clássicos dos vídeo games estão lá e são o carro-chefe das apresentações, tendo Super Mario e Sonic como presenças garantidas nos espetáculos, em apresentações orquestrais primorosas e inesquecíveis.
No caso de Super Mario Bros., há ainda a fantástica performance do músico chinês Martin Leung, um sujeito que toca o tema com a mais espantosa velocidade de todos os tempos. Se você nunca viu, nem ouviu, assista no vídeo abaixo.
Pong também está lá e Space Invaders tem destaque especial, sendo tocada pela orquestra enquanto um convidado da plateia joga no telão do palco, conduzindo a nave terrestre como se fosse um joystick gigante. Há outro vídeo, abaixo, com a performance de um incauto jogador no palco da apresentação.
Além dos clássicos famosos, outros temas belíssimos mas menos conhecidos são tocados, compondo uma apresentação musical primorosa e mostrando que a música dos games, quando convertida para uma performance com instrumentos reais, não deixa nada a desejar para Glenn Miller, Burt Bachara e outros papas das Big Bands que sua mamãe ou avó sempre gostou de ouvir. Agora, você pode mostrar para sua família que game também e cultura e acima de tudo, de bom gosto!
Bem, o VGL veio, ficou (pela segunda vez no Brasil!) e já se foi, deixando naqueles que não curtiram o evento o desejo de que volte em breve. Porém, o universo de criação de musica para games vai muito além das belas performances destes malucos sonoros.
Muita coisa bacana está disponível para download na internet, pra você se divertir e entender um pouco mais sobre o assunto.
Para finalizar, vale você conferir também outros aficionados por musicas de games, que levaram sua paixão um passo adiante, recriando os temas existentes e transformando-as em verdadeiros hits musicais. Alguns já são figurinhas carimbadas, como a banda brasileira Megadriver, mas outros como os japoneses do YMCK também são feras e valem a visita ao site oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário