sábado, 29 de novembro de 2008

GAME É ARTE???


Uma obra de arte causou certa polêmica cerca de 3 meses atrás pelo mundo, ao unir dois ícones globais, enbora muito distintos, em um mesmo trabalho: Space Invaders e o Onze de Setembro.

O artista plástico Douglas Edric Stanley produziu e apresentou no Leipzig Games Convention, evento realizado no Computer Games Museum da Alemanha, o trabalho visto nestas fotos do post.

A obra é interativa e propõe que o participante tente evitar o ataque às torres gêmeas, movimentando o corpo e os braços. Em vista da óbvia desvantagem numérica, fica claro que nunca será possível impedir a ameaça.

Resumidamante, a polêmica se iniciou depois que o site Kotaku noticiou a existência da obra. A comunidade norte-americana reagiu com grande indignação, acreditando que uma das suas mais delicadas feridas foi convertida em uma peça de mal gosto.

Depois de muito bafafá, a Taito anunciou que estava estudando a adoção de medidas judiciais legais contra o artista pelo uso indevido de sua propriedade intelectual.

Douglas Stanley comentou em seu site que a resposta do povo americano ao seu trabalho foi “imatura” e que “embora considere um perigoso precedente que o mais baixo denominador comum possa ditar o que é válido ou não como forma de expressão, a grita generalizada, infelizmente, fez com que os apelos originais da obra fossem completamente ofuscados.”

Por fim, o artista jogou a toalha e sugeriu aos organizadores da LGC que simplesmente “puxassem a tomada” e desligassem a instalação.

Prefiro não emitir um parecer pessoal, mas está claro que a arte ainda consegue ser uma produção muito impactante, mesmo nos dias de hoje em que, aparentemente, nada mais é novidade.

E você? Acha que este trabalho é uma obra de arte? Sente-se ofendido como ser humano pela eventual frieza com que o artista tratou um tema tão caro a uma nação? Afinal, o que é arte? E game: é arte?




Um comentário:

Tião Ferreira disse...

Mimimi inútil. Os EUA fazem troça e tiram onda com o mundo todo. Mas quando alguém faz qualquer coisa que aluda a algum evento ruim pelo qual passaram, ah, aí é uma ofensa irreparável, tem de ser punida da maneira mais dura possível, bla bla bla. Balela. Eles podem fazer jogo de Vietnã, de Iraque, da casa do caralho, mas se alguém faz um jogo, uma hq, um filme, qualquer coisa q dê uma DEDADINHA numa ferida deles, está decretada a 3ª guerra mundial... Não vi nada demais no jogo do carinha aí.

Quanto à pergunta, se "game é arte", sim, amigos, game é arte. Confiram: www.gamearte.blogspot.com