domingo, 23 de agosto de 2009

MINI ATARI


A holografia é uma daquelas artes científicas que são uma verdadeira coqueluche global, mas que não parecem não sair nunca do nicho do modismo, algo com o qual sonhamos, mas que não se materializa efetivamente, conforme o desejado (se quiser saber como o holograma é feito, clique aqui).


A Atari também teve seus dias de crença na tecnologia e chegou a elaborar um mega projeto de game com holografia, projeto conhecido como Cosmos.

O Cosmos era um console manual, do tipo handheld, que aceitava cartuchos e que prometia o espantoso feito de permitir ao usuário jogos 3D portáteis, algo que certamente despertou o interesse de muita gente.

Vale lembrar que o início dos anos 80 vivia uma festiva retomada da ficção científica, após o estrondoso sucesso de "Guerra nas Estrelas" e "Blade Runner" nos cinemas e da jovem lteratura cyberpunk, com "Neuromancer", de William Gibson. este momento preparava o terreno para novidades tecnológicos como a holografia (também presente em Star Wars!).


O projeto nunca foi em frente, embora tenha havido muito alarde em torno do assunto (houve uma encomenda prévia de aproximadamente 8.000 unidades do produto após sua primeira exibição pública, na Toy Fair de New York, em 1981). Segundo informações, Ray Kasser, o todo poderoso da fase Atari/Warner só botava fé no console 2600 e acreditou que o portátil seria um fiasco nas vendas. Esta opinião devia se basear nas críticas de muitos observadores, que afirmavam com razão que os jogos não eram de fato hologramas em 3D, mas apenas exibições tradicionais de pixels sobre um plano de fundo holográfico.


O fato é que Al Alcorn, o parceiro de Nolan Bushnell que concretizou a criação de Pong e mentor deste projeto, ficou decepcionado e saiu da Atatri.

Ainda segundo relatos, embora o projeto já tivesse sido abortado nos corredores da Atari, todo o material promocional do produto foi enviado ao varejo, fazendo todos acreditarem que era uma mera questão de tempo até a chegada do console às lojas.

Hoje, parecem haver somente três destes aparelhos em pleno funcionamento.

Tomara que algum deles esteja de posse de um dos poucos museus de game existentes. Sem dúvida, o aparelho representa toda a ousadia e a ingenuidade da segunda onda do mercado de games e é um importante marco da história dos vídeo games.

Veja abaixo, um breve vídeo apresentando a holografia do console. Uma raridade.

Nenhum comentário: