sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PARA INGLÊS VER


Sim, amigos Retronautas, por enquanto só os britânicos (e os visitantes em passagem por Liverpool, terra dos FabFour) podem contemplar "Space Invaders: Art and the Computer Game Environment", exposição sobre Game Art que rola na Fact (Fundação para Arte e Tecnologia Criativa).


A expo abriu em dezembro passado e vai até 21 de fevereiro. De acordo com o release, o evento pretende explorar a crescente intangibilidade da fronteira entre os espaços do game e os reais (ou presenciais, eu diria).



Há uma boa quantidade de obras, como o contundente espaço de Riley Harmon, que dispõe bolsas com líquido cor de sangue no teto, que disparam jatos de "sangue" toda vez que o participante atira em um jogo, similar ao conhecido FPS Counter Strike.
Menos controverso, o artista japonês Yuichiro Katsumoto criou sua versão do sabre de luz com um guarda-chuva de neon, que emite sons ao ser movimentado dentro de um espaço determinado.


A artista chinesa Cao Fei apresenta a instalação COSPlayers, cujo óbvio tema é mostrado em vídeo com pessoas de Guangzhou em trajes de heróis marciais.

Michael Johansson, da Suécia, recriou o celebrado Tetris em formato muito interessante e inusitado, encaixando coisas do cotidiano de forma aparentemente aleatória e muito criativa, no que chama de "síndrome de Tetris".
Há ainda muitos jogos comerciais, como Flower e GTA, entre outros.

Na noite de abertura da expo, a DS Orchestra realizou uma performance musical (veja foto acima com a garotada de portátil na mão), conduzida pelo músico Ross Dalziel.
E por aqui? Quando o SESC SP vai fazer o próximo Game Cultura???
Mais informações: FACT




Nenhum comentário: