sexta-feira, 12 de março de 2010

A VINGANÇA DOS 8 BITS


Há pouco mais de uma ano, escrevi o artigo "O Movimento Neo-Retrô nos Games" para o
Game Cultura, que abordava o que parecia ser não uma tendência, mas uma inclinação (talvez de nicho) para os games com gráficos ou design voltado à estética dos primeiros jogos de 8 bits.

Na ocasião, o representante mais significativo desta "tendência" era
Game Centre X, para o DS.

De lá para cá, surgiram pérolas como "
3D Dot", pra PS3, que você confere nestas imagens (e no vídeo abaixo) e, agora, outra obra sensacional, para o mesmo DS de Game Centre: Picross 3D.


Como você pode ver, o game da Nintendo volta ainda mais às raízes da estética da segunda geração e cria um jogo que mistura cubos em pixel com uma lógica meio Sudoku, se me permitem a licença poética.

Como é comum de muitos dos joguinhos para o console, o jogo é FOFO e tem tudo para conquistar jogadores e jogadoras casuais.


Desde que escrevi o artigo para o GC, sempre acreditei que não podia ser só uma "onda" saudosista com foco nos quarentões oldgamers...
Estes lançamentos não deixam de ser um reconhecimento à importância conceitual da estética dos velhos jogos.
Harry Pitfall deve estar contente de saber qua não virou memória do passado.




2 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Eu acho esse tipo de design de jogo meio que obra de arte, porque é nostálgico. Muito colorido. Me lembra as ilustrações em pixel art, que adoro.

José Augusto F° disse...

Esse retorno ao design 8 bits, na minha opinião, está intimamente ligado à necessidade da mente pensar. Pode ser um pouco viajante ou até filosófico demais, mas os jogos atuais perfeitos, fazem a mente apenas "admirar" a imagem. Quando vemos gráficos mais simples e menos perfeitos, automaticamente começamos a gerar idéias e imagens na mente. Essa é a minha opinião e experiência, desde o Tele-Jogo, até hoje. Por isso me lembro de tantos jogos antigos.