segunda-feira, 31 de março de 2008

RETRO TETRIS


Tetris talvez seja o game mais clonado e copiado do planeta (com excessão, talvez, de Pong).

A começar da forma como o game foi exportado para o lado de cá da Cortina de Ferro, durante a Guerra Fria. Se você não sabia, Tetris foi inventado pelo russo Alexei Pajitnov, em 1985, quando era funcionário da Academia de Ciências da União Soviética, em Moscou. O game acabou vazando para o ocidente por meio de uma versão húngara do IBM PC e também teve os direitos de uso liberados por uma organização governamental soviética para a criação de um arcade pela Atari e para a criação de uma versão para consoles de game através da Nintendo.

Segundo a história, uma dúzia de empresas reclamava os direitos de criação e distribuição do game, que foi febre com o estouro dos PCs a partir do final dos anos 80, aumentando a confusão. É claro que Pajitnov não viu a cor do dinheiro nessa época...

A imagem que você vê acima é do Textmode Tetris, uma versão com apenas 10k, para baixar e jogar no seu PC. Há inúmeras outras versões disponíveis na rede, mas esta me chamou a atenção por optar em voltar-se para os primórdios, quando o limite era muito mais palpável.

Se quiser voltar ainda mais no tempo, há ainda a versão original do Tetris na página de Vadim Gerasimov, um profissional do Google que, aos 16 anos, foi auxiliar de Pajitnov na criação do clássico jogo.

Nenhum comentário: