quarta-feira, 25 de junho de 2008

GAME-E-ARTE

Veja este belíssimo trabalho do artista plástico Pablo Val Bueno.

Inspirado nas formas vetoriais e tridimensionais dos games, o artista criou esta obra sensacional com cara de "Pai do Tetris".

Veja neste link um breve vídeo da obra em exposição e os efeitos de luz que conferem uma dinâmica ainda mais interessante ao trabalho.

Este post veio direto do blog do Rafael Rozendaal.

terça-feira, 24 de junho de 2008

ROGER TAVARES E OS GAMES


Tenho o privilégio de ser amigo pessoal do Prof. Roger Tavares, professor e pesquisador do Centro Universitário Senac-SP, Doutor Comunicação e Semiótica com o tema Videogames e Pós-humanidade pela PUC de São Paulo e mantenedor da Comunidade Game Cultura.

Apesar do currículo invejável, Roger não tem soberba e está mais a fim de mostrar ao mundo que game não é um assunto de nerds pós-modernos e que está presente desde o começo da humanidade através do jogo social (como bem apresenta o trabalho de Johan Huizinga, historiador holandês, que vale à pena conhecer!).


Recentemente, a Game Cultura participou da final brasileira da ESWC e Roger foi entrevistado por Natanael Guimarães Rabelo para o site Game Sphere para falar um pouco sobre o mercado nacional de games e suas preferências.

A gente diverge um pouco no tema narratologia, mas no geral, concordo com suas observações. Entre outras coisas, Roger falou que acha "essa história dos super gráficos um @#*%# atraso de vida para a evolução dos games enquanto linguagem, em especial para a mecânica deles".

Tem um pouco a ver com o tema aqui do blog: detectar o que é que faz de um game algo desejável, re-jogável e, por fim, um clássico. Confira a entrevista, clicando aqui.

Na foto acima, a gang dos "Vovôs do Game", bate-papo aberto sobre game design do milênio passado, no encerramento da ESWC: Rodolfo Calabrezi (Quantix Games), André Abreu, jornalista de games, José Carlos Valle, do Museu do Computador, Roger Tavares, Kao Cyber, Moacyr "PC Engine Fan" e Ivan "Amiga" Mello (os dois sentados mais abaixo).

Em tempo: Se você AINDA não conhece a Game Cultura, está perdendo tempo! É lá que ocorrem as grandes discussões sobre game como forma de cultura, arte, produção profissional e produto para além do mundo dos nerds e dos baixinhos (com todo respeito aos geeks e aos jogadores mirins!).

segunda-feira, 9 de junho de 2008

ATARI MINI GAMES

Tenho que confessar: estou com dois posts atrasadíssimos!!!

Mas não estou dando conta, galera! Sorry!

Enquanto isso, vá se servindo desses aparitivos que a net vai nos oferecendo... Veja estes chaveirinhos, por exemplo: não dá vontade de comprar essas tralhas?

Pode anotar: eu ainda vou fazer essas tralhas para vender! Interessado?

Esses, porém, não bastasse o fato de serem geniais, ainda trazem games de verdade!!!

É só colocar as pilhas, plugar o bagulho e sair jogando... Confira os detalhes e as informações no Lowdown 411 e no Blog of Wishes.

sábado, 7 de junho de 2008

NINGUÉM GOSTA DO ET


Pois é...

Parece que ET ficou definitivamente marcado como o pior game de todos os tempos. Não que a Atari não tivesse feito coisas deploráveis antes (basta lembrar de Raiders of the Lost Ark e Swordquest, por exemplo)... mas de fato o game é de doer.

Mas isso é chover no óbvio. Agora, veja o vídeo abaixo:
Na minha opinião é um dos mais sinceros e engraçados reviews sobre o game e porque ele é mesmo tãããão ruim.

Assista. O começo é meio noiado, mas estou certo de que você vai se divertir!