Acabei de ler "Taikodom: Despertar". livro de João Marcelo Beraldo, que inicia a saga literária do universo Taikodom, game multiusuário lançado pela Hoplon no final de 2008.O livro me foi entregue pelas mãos do próprio escritor, um simpático jovem que também ilustra, faz multimídia, anima, mestra RPG e também é Game Designer (sacou o currículo básico? É galera, tem que ralar!!!)
Comecei a ler o livro meio que por obrigação e um pouco a contragosto, devo admitir.
Fã confesso de ficção científica, li praticamente tudo o que o genial Asimov escreveu nesse campo, bem como boa parte dos livros de Arthur Charles Clark, um pouco de Phillip K. Dick, Ray Bradburry e quase nada de Julio Verne (que continua na lista!) e fiquei temeroso de encontrar um texto óbvio e cheio de clichês do gênero.
Devo confessar que Beraldo é um bom escritor e que tem futuro garantido também nesta seara.
O texto começa um pouco tímido e claudicante, coisa natural em muitos livros, até o leitor ser "agarrado" pela história e o universo construído para sustentá-la.
A partir do segundo quarto do texto, porém, a história começa a se encaixar e Beraldo fica claramente à vontade com o desenvolvimento da narrativa, que vai ganhando densidade e dinâmica, num crescendo que empolga e diverte o leitor.
Ainda não tive a oportunidade de brincar com o game (mucho work, guys!) mas percebo claramente o vínculo entre as idéias desenvolvidas para o jogo e que acabaram muito bem aproveitadas ou apresentadas pelo autor no desenrolar da história.
Lendo o romance, o jogador certamente se sentirá muito mais ambientado com o universo do jogo e a imersão será provavelmente muito maior. Vi alguns vídeos de apresentação do jogo e noto que, se o jogador puder conduzir algumas das dinâmicas e decisões apresentadas no livro nos momentos em que Santiago ou Carrera, os personagens centrais, têm que combater e administrar situações diplomáticas simultaneamente, a jogabilidade deve ser muito instigante e a adrenalina deve espoucar!
Mais do que uma contrução narrativa bem amarrada, Beraldo consegue criar no livro situações bastante intrigantes e reviravoltas rocambolescas e empolgantes.
Lendo alguns trechos, não pude deixar de relembrar sequências de autores aqui já citados, como algumas intrigas de Fundação, e o suspense detetivesco de alguns contos de Elijah Bally, ambos de Asimov, bem como culturas pseudo-humanas e/ou alienígenas que em muito se assemelham a alguns contos de Clark ou clássicos da ficção televisiva como Star Trek e seus clones.
Encontrei mais referências, mas não quero ficar viajando sem bases sólidas, isto é, pretendo bater um papo com o autor para que ele diga com as próprias palavras se estou certo ou não.
Ressalvo que teria sido útil encontrar no livro algumas ilustrações que facilitassem ao leitor a compreensão de algumas informações como o design das naves e a distribuição do "Espaço Humano" no mapa estelar de taikodom. Basta lembrar como são úteis, por exemplo, os mapas na saga O Senhor dos Anéis. É claro que este material está facilmente acessível no site, mas para os old-fashioned readers como eu, fez alguma falta.
Até mesmo os clichês são apresentados de maneira inspirada e divertida, renovando seu uso e tornando leve a leitura.

As batalhas espaciais são o ponto alto do livro e é nesse patamar que o autor mostra seu alto grau de criatividade em estratégias de guerra e manobras possíveis com naves espaciais (as aulas de História a saga de Star Wars devem ter contribuído ricamente para estas sequências... Será que elas estão presentes também no jogo? Jogue e comente aqui!!!).
Outro ponto positivo do Universo Taikodom é a consistência e coerência de elementos e detalhes criados para o ambiente de jogo, que é altamente complexa e muito bem descrita, fugindo do lugar comum dos cérebros positrônicos e das criaturas base-silício, que já foram usados à exaustão na FC de livros, filmes, quadrinhos e tudo mais.
Se você gosta de sci-fi, leia Despertar. Não é um clássico, mas atende bem às expectativas de um bom livro atual e intrigante sobre a cultura e a sociedade humana em um hipotético futuro no espaço.
O site do game é recheado de informações úteis para o leitor e muito complementares para enriquecer o multimplayer. Se tiver a oportunidade, gaste tempo com o conteúdo disponibilizado.

Por fim, concebido como um produto completo do tipo "leia o livro-jogue o jogo-veja o filme-compre a canequinha", Taikodom está sendo lançado em mídias diversas, incluindo os quadrinhos, com uma série que em breve estará disponível em gibis.
Informa-se que já está disponível no site um preview das HQs, mas não consegui encontrar para ler. Se alguém da Hoplon ler isso e quiser me ajudar, agradeço desde já. Acima, uma arte da HQ, tirada do site Universo HQ.
Espero estar despertando em você o desejo de ler o livro (com o perdão do trocadalho!), porque, em minha modesta opinião, vale a pena!
Parabéns, Beraldo! Vê se responde minhas perguntas, hein?

2 comentários:
Opa!!!
O Rodrigo Octavio, roteirista dos quadrinhos do universo do taikodom encontrou este texto no blog e gentilmente en caminhou o link para baixar os PDFs das primeiras duas aventuras em HQ.
Obrigado, mermão!!!
Segue o link, rapaziada:
http://www.universotaikodom.com.br/acervo#5
Muito bom seu review do livro e do universo de Taikodom! Lembrando que o autor de Taikodom: Despertar está concorrendo no RPGSuperstar (http://tinyurl.com/chqdd3) e que a Hoplon está concorrendo à premiação da GameWorld (http://tinyurl.com/cczaow).
Se alguém tiver dúvidas sobre Taikodom, esse ótimo RPg 100% nacional, pode tirar dúvidas diretamente no twitter do jogo (http://www.twitter.com/taikodom)
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