terça-feira, 16 de março de 2010

AS MUITAS FACES DE ALIEN



Sempre achei Krell, o arqui-vilão de R-Type uma cópia descarada do Alien, criado por H. R. Giger e tornado famoso no filme homônimo de Ridley Scott. Até aí, tudo bem. Uma "homenagem" ou "licença poética" como diriam alguns.


Ontem à noite, percebi como o Pizza Monster, do game
Turtles in Time bebe na mesma fonte, ficando apenas um pouco mais cartunizado, para integrar a mesma estética do game.




Agora pela manhã, fui dar uma xeretada na rede, para confirmar as suspeitas.

Para minha surpresa, encontrei o site Flying Omelete, que apresenta uma série de outros jogos, como Metroid e Castlevania, que usam a mesma referência Gigeriana em chefes de fases.


Na imagem acima, vemos o chefe de fase de Counter, mas Alien está por toda parte.

Fiquei pensando em quanto da influência da cultura contemporânea permeia nossas criações e o quanto de "fator preguiça" está realmente presente no desenvolvimento de trabalho artísticos atuais.


Quantas variações temáticas de produção juvenil (livros, filmes, jogos...) você viu recentemente, baseados ou "livremente inspirados" em Harry Potter, por exemplo?


Será que estamos apenas confirmando o postulado de Benjamin que, em 1935, desmascarou a Arte na era da reprodutibilidade?


Mau... mau...

2 comentários:

José Augusto F° disse...

Você tem razão. Pouco se cria e muito se copia. Acredito em preguiça, mas penso em preocupação com a identidade. Qualquer um que jogasse o jogo das tartarugas ou R-Type, automaticamente lembraria de Alien e de quão terríveis eles são.
Acredito também em medo de fazer o novo e não agradar. Aí sim não concordo. Como arquiteto e amante da criatividade, sou totalmente avesso ao continuísmo por covardia. Mesmo quando pequeno, desenha jogos de computador com idéias novas. Pena que não guardei nenhum do cadernos.
Abraços e ótima matéria.

Eduardo Montanari disse...

Acabei de postar no meu blog Du Montanari sobre Giger e suas obras do ALIEN. E realmente acho que ele influenciou muitas outras criações. Esse das tartarugas adolescentes mutantes ninja é um dos mais descarados mesmo.