quinta-feira, 31 de maio de 2007

CULTURA PACMAN

Um dos muitos produtos com a cara do comedor amarelo

Pacman foi o primeiro personagem a estrelar um vídeo game, um meio até então dominado por naves espaciais e outros objetos, e gerou toda uma família, repetindo sempre o mesmo sucesso, com Ms. Pacman (a esposa), Professor Pacman e Baby Pacman, entre outros.
O sucesso de Pacman logo se transformou em uma lucrativa indústria de merchadising, indo dos cereais aos chaveiros e chegando aos desenhos animados em setembro de 1982, através do estúdio Hanna-Barbera, para uma temporada de 3 anos nas manhãs do canal ABC.
Em virtude do sucesso obtido também pela animação de tv, um novo game sairia, o Pac Land, com uma estrutura totalmente diferente do labirinto clássico das versões anteriores e que apresentava o personagem viajando por vilas e florestas para resgatar a Princesa Buttercup das mãos do terrível Mezmaron e de seus cinco fantasmas. Esta aventura também serviria, algum tempo depois, como fonte de inspiração para a criação de outro ícone da cultura pop: o game Super Mario Bros, de Shigueru Miyamoto, baseado na mesma estrutura de plataforma, conhecida como 'side scrolling'.

Se você pensa que a história de Pacman acabou, está enganado!
Tão grande foi o impacto social gerado pela criação da bola amarela que, também em 1982, Jerry Buchner & Andy Garcia chegaram ao topo da parada musical nos EUA com o hit "Pacman Fever", do álbum homônimo que conta também com outros clássicos musicados a partir dos games, como "Froggy´s Lament" e "Do the Donkey Kong". Veja também o site oficial dos artistas.
Há alguns anos atrás, correu pela internet uma declaração do suposto CEO da Nintendo, Kristian Wilson, em 1989, que dizia: "Se o Pacman tivesse nos afetado na infância nós estaríamos correndo por corredores escuros, mastigando pílulas e ouvindo música repetitiva(!)".
Porém, tudo não passava de uma brincadeira do comediante inglês Marcus Brigstocke, que reconhece a paternidade da pérola: "Ah... Pacman... É uma piada minha. Eu a escrevi e depois tirei o resto do dia de folga..." (Wikipedia)
Bem, se você gosta de Pacman e quer relembrar os bons momentos do game, clique neste link ou neste link para jogar online.
Se quiser baixar outra versão do jogo, tente o Pacman Worlds, disponível no site Grátis.com.br (trial de 30 dias!).

Não bastasse todo este universo gerado pelo game, notícias recentes mostram que a veneração pelo jogo não deve acabar tão cedo...
Adrian Cheok, um estudante da Universidade de Singapura, desenvolveu em 2004 o jogo "Human Pacman", com o auxílio de realidade aumentada.
O jogador, que usa um computador "vestível" (wearable), headset e tem seu caminho rastreado via GPS e sensores de movimento, vai acumulando pontos "comendo" os biscoitos virtuais amarelos que encontra pelo caminho e deve escapar dos outros jogadores, que participam na pele dos fantasmas do game.
Mais detalhes do projeto, você encontra no site oficial do game.
Até mais!

Nenhum comentário: