domingo, 27 de maio de 2007

Mais um aniversariante!


MAIS UM ANIVERSARIANTE!

Embora não estejamos mais em abril, ainda vale a comemoração.
Há 25 anos David Crane lançou o clássico Pitfall, game que não era apenas divertido de jogar, mas que ajudou a criar alguns dos fundamentos ainda hoje presente nos games.
A febre foi tão grande em torno do lançamento, que o jogo ficou no topo da lista da Billboard por 64 semanas consecutivas!!!
Mas vamos por partes:
Crane era um dos jovens e brilhantes programadores de jogos na primeira fase da Atari. Na verdade, o rapaz começou ainda antes, criando seu primeiro jogo eletrônico, um jogo da velha, para a escola aos 17 anos.
"Olhando para trás, game design parece um caminho natural, embora não houvesse tal coisa quando eu estava crescendo.", conta modestamente o designer, em entrevista disponível no site Good Deal Games. "Eu era uma esponja de tecnologia e adorava usar cada nova coisa que aprendia em algum hobby ou outro."
Bem, com a venda da Atari para o grupo Warner o foco da empresa, até então a pesquisa e o desenvolvimento de jogos, migrou para uma visão de marketing e vendas, com muitas outras mudanças ligadas à disciplina e segurança. Houve grande descontentamento e muitos engenheiros, chamados de 'prima donnas' por Ray Kassar, o poderoso chefão da nova Atari, deixaram a empresa.
David Crane juntou-se aos também ex-funcionários da Atari Allan Miller, Bob Whitehead e Larry Kaplan e fundou a Activision, que passou a fornecer games para a empresa. "Saímos com as mãos abanando e fizemos engenharia reversa no 2600 para todas as informações técnicas que precisamos!", afirma o designer, sem remorsos.
Pitfall estabeleceu um novo conceito de jogo.
Além da engenhosidade de David Crane em criar um personagem que pulasse, corresse e conseguisse transpor desafios, o jogo foi a primeira aventura com animação colorida de sprites (arquivos móveis em um ambiente virtual fixo) que não "flicava", isto é, não tremia nem perdia momentaneamente a imagem, mesmo em um hardware tão limitado como o VCS 2600. O jogo também foi o primeiro do tipo 'plataforma', isto é, em que o pesonagem salta em diferentes níveis. Este princípio de jogabilidade seria largamente utilizado em jogos futuros, como Mickey: Castle of Illusion, Super Mario, Sonic, Tomb Raider e outros clássicos.
Pitfall Harry, o personagem da aventura, emitia um característico grito de Tarzan, toda vez que usava o cipó para fugir dos crocodilos.
Se você sente saudades do jogo, pode fazer o download de Pitfall II, re-escrito por Woldron para PC neste link.
Caso você não seja deste planeta e não saiba o que é Pitfall, veja o link para o breve vídeo com o jogo no Youtube.
Se quiser conhecer uma versão do jogo feita em formato de tabuleiro, dê uma olhada em Pitfall Board Game, veja as artes e leia as instruções.
É só, pe-pessoal!

Nenhum comentário: