sábado, 21 de julho de 2007

Cartoon Games



Cartoon Games

Depois que Nolan Bushnell transformou Pong em console de vídeo e vendeu 150 mil unidades no natal de 75, o mercado de entretenimento percebeu o potencial daquele "brinquedo", chamado vídeo game.

Quando, alguns anos mais tarde, a mesma Atari Interactive lançou o VCS 2600, não demorou para que os estúdios de cinema e as redes de tv norte-americanas fizessem a óbvia conexão tv/game. Esta parceria, na verdade, acabaria mostrando ter mão dupla, já que, inevitavelmente, alguns produtos criados para os games mostravam todo potencial para se transformarem em best sellers, como Pacman, entre outros.

Em 1982, os Smurfs ganharam sua própria aventura para Atari 2600 com "Smurf Rescue in Gargamel's Castle". O desenho animado do estúdio Hanna-Barbera, baseado na criação original 'Les Schtroumpfs' do cartunista belga Pierre "Peyo" Culliford e exibido a partir de 1981, fez imenso sucesso na tv e sua migração para os games era natural, uma vez que a franquia transformou-se em uma infinidade de produtos de merchandising. Há um link com uma versão para jogar os Smurfs mas é necessário baixar um programa Cliente do site. Não cheguei a testar, mas se você quiser, experimente e comente no Blog pra gente saber!

Houve ainda outro game baseado na animação, desenvolvido em 1983 para o console Coleco Vision, em que era possível criar cenários de cliparts previamente desenvolvidos e depois brincar com um dos quatro personagens disponíveis, Smurf, Papai Smurf, Smurfette ou o temível Gargamel.
Vale lembrar que os reviews disponíveis na internet não dão uma boa nota para o game. Como parece ser lugar comum na época, havia uma infinidade de jogos realmente ruins para os muitos consoles existentes, todos disputando uma 'bocada' no crescente mercado e isto, certamente, contribuiu para destruir o ambiente favorável da indústria de games pouco depois.

Também em 82 a Mattel, império das Barbies e dos carrinhos Hot Wheels, aproveitaria a estréia de Tron, grande filme da Disney que infelizmente não foi o esperado sucesso de público, para lançar uma série de jogos baseados na preodução. "Tron: Deadly Discs", disponível para Intelivision vendeu 300.000 cartuchos, embora a Mattel tenha feito uma projeção de vendas de mais de 800.000 unidades.

Ainda assim, foram desenvolvidos vários jogos inspirados no filme, para alegria dos fãs.
Se quiser matar as saudades, você pode baixar e jogar uma versão criada para PC, disponível aqui. Atenção: é necessário baixar o arquivo OpenAl para que o jogo funcione.

Histórico mais curioso têm os famosos G.I. Joe, jogo criado em 83 para o console 2600. Muito antes de virar desenho animado, os personagens militares já haviam se transformado em filmes e quadrinhos.

Criados originalmente por David Breger para uma revista militar durante a Segunda Guerra, estrearam em forma de tirinhas em 1942 e foram levados às telas em 1945, pela United Artists. Em 64, a Hasbro comprou os direitos da marca e produziu os conhecidos bonecos articulados, que chegaram às HQs na década de 80, editados pela Marvel Comics.
O passo decisivo na ocasião era, obviamente, a migração da marca para o bem-sucedido mercado dos vídeo games. Curiosamente, a Hasbro ajudaria a encher o cofrinho da Mattel, sua concorrente direta na área de brinquedos, ao oferecer o game para o Intellivision. A Atari também contaria com uma versão para o pioneiro 2600 e, mais tarde em outras tantas plataformas, como Apple II, Comodore 64 e NES.
Para brincar com games online dos G. I. Joe, clique no Link.

Ainda tem muito pra falar sobre este tema. Basta lembrar que mal citamos a Disney, nem a Warner Bros., para ficar em dois exemplos.

Até breve!


Nenhum comentário: