sexta-feira, 19 de outubro de 2007

SAPOS BRIGUENTOS


Ok, vamos desde o começo...
Um certo dia, dois malucos que queriam ganhar a vida com história em quadrinhos resolveram juntar tudo o que acreditavam dar certo no mercado editorial juvenil e compuseram um mix de bichinhos (à Disney), artes marciais (sempre um clássico!), mutantes (X-men...) e atitude rebelde, como os jovens. O resultado, você já deve ter adivinhado, foi Teenage Mutant Ninja Turtles, ou Tartarugas Ninjas.

Depois que Peter Laird e Kevin Eastman encheram as burras com sua (re)criação, outros vieram na cola, é claro, e não só nos quadrinhos.

As TMNT fizeram um tremendo sucesso nos arcades, também. O jogo das cascudas era divertido, dinâmico, cheio de fases e permitia até quatro jogadores simultaneamente. Um marco!

Não demorou e logo apareceu concorrência à altura.
Os sapos lutadores vieram para disputar o mesmo terreno da diversão eletrônica com as ninjas e, se por um lado pareciam uma cópia descarada, por outra mostravam que não eram brincadeira de criança, com um jogo extremamente longo, denso e violento!

Battletoads marcou presença por ser um dos jogos mais difíceis de bater de sua época. Diferente das tartarugas que eram apenas audaciosas, os sapões eram debochados e mutreteiros e este estilo era reforçado não apenas pela atitude e velocidade do jogo (veja este gif da bike espacial), como também pela trilha sonora (é necessário login para baixar) ,composta por David Wise, mais famoso por seu trabalho de sonorização de Donkey Kong Country.

O desenvolvimento do game ficou a cargo da Rare, parceira de longa data da Nintendo (que lançaria outras pérolas do game design como o já citado Donkey Kong Country e Goldeneye 007), que caprichou também nos gráficos, sendo um dos grandes trabalhos para o Nintendinho, que já enfrentava a ostensiva presença do Mega Drive na época.

O game acabou lançado para inúmeras plataformas, como o Mega Drive, Game Gear, Game Boy e Amiga CD32 (hein?!?).

Tamanho sucesso acabou levando os batráquios também para a tv, em uma animação da Fox, cujas fotos você confere clicando aqui.

Se você jogou com os sapos e tem saudades, eu tenho uma boa notícia: detone online e salve a princesa! Se não jogou mas quer conhecer, não perca mais tempo; clique neste link e boa sorte! Creia: você vai precisar para finalizar este game!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

estou conhecendo!!!muito bom.....
vc é incrivel heim!

bjos
claudia braga///