domingo, 10 de junho de 2007

A Musa de todos os gamers - Parte 1


A heroína dos sonhos de todo gamer com design de 1996

A MUSA DE TODOS OS GAMERS - Parte 1

É claro que estamos falando de Lara Croft. Pra quem não sabe, a musa já tem 11 anos de estrada e, se contar o tempo de criação, já adolesceu com 14...Lara Croft pode nem ser considerada um retro-game por alguns, tendo em vista a história de mais de 20 desde o início da era dos games de massa, mas não há dúvidas de que é um ícone desde seu lançamento.

Lara foi concebida e desenhada por Toby Gard, um designer que trabalhava para a pequena empresa britânica de games Core Design. A Core já era conhecida no mercado por um produto anterior, o game Chuck Rock , desenvolvido para o console Genesis da Sega e claramente baseado na mesma estrutura de plataforma já exaustivamente utilizada desde o aparecimento de Super Mario Bros.

Tomb Raider também parecia seguir o mesmo caminho, copiando as soluções do novo game do encanador, recém disponibilizado para o Nintendo 64 e apresentando Mario como um colorido, saltitante e espantoso personagem em 3D. No entanto, embora tenha se inspirado na mesma tecnologia e princípio, Lara Croft seguiria um caminho diferente, ao proporcionar uma experiência mais realística, mas nem por isso menos lúdica: Lara Croft assemelhava-se a um ser humano tão real quanto os polígonos podiam simular e seus movimentos permitiam um grau de interação totalmente novo para os game player, que agora podiam saltar, correr, agarrar-se às bordas, atirar, dirigir e muito mais, sempre em alta velocidade e adrenalina.

Não bastasse este fato, o game foi disponibilizado para os consoles Saturn, da Sega, Playstation X, da Sony e para PC, o que permitiu que um número muito maior de jogadores pudesse apreciar suas acrobacias e buscas.Mas, é claro, seria ingênuo dizer que o sucesso do game reside apenas nestes quesitos. O estrondoso sucesso do game se deu sobretudo por uma inteligente campanha de marketing, que soube explorar o melhor recurso presente no jogo: Lara, a protagonista que transformou-se no objeto de desejo de dez em cada nove jogadores do planeta.

Toby Gard parecia saber exatamente o que pretendia desde o começo da criação e Adrian Smith, produtor de inúmeras aventuras da série corrobora esta afirmação, ao comentar: "Ela foi desenhada por Toby Gard e eu devo dizer que o desenho original que ele fez é a mesma Lara de hoje", como se vê no estudo "A Case in Study: Tomb Raider", e continua: "Nós sempre soubemos o tipo de game que queríamos. Volte sete anos no tempo, todos eram do tipo Tiro em Primeira Pessoa. Queríamos um título em que você tivesse mais conexão com o personagem principal. Então fomos para a Terceira Pessoa e demos mais ênfase ao personagem." Uma das primeiras idéias para a criação de Lara foi dar-lhe uma personalidade mais forte, tipo uma militar psicótica porém, a Core buscava algo mais sofisticado, sagas, atlético, ágil e com certa dose de modéstia, o que levou à decisão óbvia de criar uma garota.

Veja a continuação do texto na parte 2.

Nenhum comentário: