quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

NES COMPUTADOR

Por essa eu não esperava...

Os pesquisadores de nada menos que a Universidade de San Diego, MIT e USP, entre outras, estão debruçados sobre a invenção do estudante Derek Lomas, que concebeu a idéia de criar um computador de apenas 12 dólares de custo a partir do chip do Nintendinho de 8 bits, o famoso NES.

Lomas teve a idéia ao estagiar na Índia. O chip, que é produzido ainda hoje (a um custo irrisório) tem patente expirada, o que permite o desenvolvimento da proposta (que é genial!!!). Para você ter uma idéia do potencial, o SO roda a partir de um cartucho convencional(!).

O sujeito criou a Playpower Foundation para pesquisar o potencial do aparelho que, quando estiver definitivamente pronto, deve ajudar a milhares de necessitados de países em desenvolvimento (conhece algum por aqui???) na inclusão digital e disseminação da cultura de rede.


Além do breve documento acima, que informa as idéias gerais do projeto, há um detalhado paper sobre o projeto neste link e, abaixo, você pode conferir um vídeo experimental do produto.

O site da fundação é categórico em afirmar: "Não acreditamos apenas que a diversão ajude a aprender, acreditamos que diversão É aprendizado". Dá-lhes, Derek!!!



Um comentário:

Fabio Rodrigues disse...

Show de bola cara! E obrigado pelo comentário.

Abração