Parece haver sempre algo novo, algo nunca visto, algo sensacional que você jamais esperaria encontrar ou, ao contrário, aquilo que você sempre desejou, mas nunca imaginou que iria criar e deixar lá, à sua espera.
Com o Game Design tem sido mais ou menos assim: tem sempre um programa novo para você experimetar. E o lado bom disso é que, na brincadeira, você vai aprendendo devagarinho a criar suas primeiras produções.
Aqueles que tentam de verdade estão escrevendo o próprio futuro, pode acreditar!
Encontrei há algum tempo o Scirra Construct, uma plataforma aberta para produção de games, baseada em Direct 9.
Não se assuste com o informatiquês, o programa foi desenvolvido para trabalhar em ambiente WYSIWIG, que em bom português significa “O que você vê (na tela) é o que você tem (no jogo)”
Este processo não exige programação, sendo um sistema baseado no conceito de “eventos”, isto é, instâncias pré-programadas. À medida que você vai inserindo as instruções, o programa, ou seja, seu jogo, vai assumindo o comportamento desejado.
Não cheguei a testar o programa (por óbvia falta de tempo), mas há alguns jogos criados com o sistema já disponíveis na rede e também alguns tutoriais, que ensinam – em português – por onde começar.
Se você ainda sonha em ser o substituto do Miyamoto ou do Will Wright, taí uma boa chance de começar.
Ta esperando o que? Baixe já!
Um comentário:
opa Kao,
em São Paulo, se não me engano, existe o usuário Miyahara, da Comunidade IGM Brasil.
Acho que ele é o mais ativo usuário do Fórum, e está aprendendo rapidamente os recursos do programa.
Como moro em Curitiba, fica complicado ajudar, mas podemos combinar melhor, caso seja muito importante.
Postar um comentário