domingo, 23 de maio de 2010

O ATARI DE MOZART


Este tópico deveria se chamar, na verdade, "Mozart para Atari", mas talvez você não desse a menor bola para o assunto.

Se, aparentemente, estes dois ícones não têm nada em comum, pode ir mudando seus conceitos, pois Mozart e jogos são temas muito próximos.


As duas primeiras imagens do post já identificam esta proximidade: estamos falando de Musikalisches Würfelspiel, isto é, do Jogo Musical de Dados, criados pelo jovem Wolfgang.

Caso você não saiba, Mozart era um jovem brilhante, que já compunha suas primeiras peças aos cinco anos, unindo música e matemática.

Neste jogo, Mozie criou uma tabela de números com correspondência sonora para cada numeral. O objetivo do jogo é, ao rolar os dados, compor um minueto de sonoridades aleatórias mas nem por isso dissonante. Na verdade, é incrível como o resultado final pode soar triunfante, romântico ou cômico, sempre com grande dose de coerência e harmonia.


Em 1991, Chris G. Earnshaw, da Universidade de Cambridge, criou o jogo "The Dice Waltz", para o finado computador Atari, baseado na estrutura deixada pelo músico dois séculos antes.

O jogo ainda está disponível, agora em versão online para você também se sentir um gênio da música. Veja
este link, por exemplo.


Agora, o onipresente iPhone também já conta com um programinha para você criar seus próprios minuetos mozartianos. Aqui está uma telinha do programa, mas você pode conhecer mais detalhes do soft
neste link.

Se quiser baixar uma versão, há um arquivo Zip nesta página.
E você achou que chiptunes era coisa da atualidade, né?


Abaixo, uma vídeo-demonstração em italiano do jogo em andamento.

domingo, 16 de maio de 2010

PINK FLOYD 8 BITS


Quando garoto, fui fanático por Pink Floyd.

Cheguei a ter até mesmo albuns importados de membros da banda, algo inusitado (e caro!) para os anos 70 (Yeah, faz tempo... :).

Qual não foi a minha surpresa esta semana ao me deparar com nada menos do que duas paixões juntas: Chiptune + Pink Floyd!

Já aviso: se você não gosta de algum dos dois, esqueça! Só ouvidos seletos curtirão o "Tu-Ti-Tu" de "Us and Them" com som de Atari!

Mas, se você curte, vai se divertir.

Ah! E dá para baixar o álbum, com capinha e tudo
bem aqui!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

VIRADA DIGITAL


É claro que você já sabe que amanhã e domingo tem Virada Cultural em Sampa.
Entre as muitas programações do mega-evento, a GameCultura estará na Internet Livre do SESC Consolação com uma estação de games de Atari e ao som de Guitar Hero Encore The 80´s (adivinha quem vai lá desafinar em "Synchronicity II "? Hein? Hein??).
Se puder, apareça e vá se divertir com o que há de melhor em 8 bits e de mais poser em Pop-rock!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

OBA!!! PALESTRA!


Acabo de ser convidado para participar do evento “Jogos – Imag In Ação”, que se realiza na Uni Sant'Anna, entre os dias 17 a 21 de maio.

O evento pretende avaliar os diferentes conceitos de comunicação possíveis por meio de brincadeiras tradicionais e digitais e sua interação com o público.


Paralelamente, abordará as dificuldades dos portadores de deficiências na interação com os jogos, incuindo os paraolímpicos. Uma premissa bacana para um evento, não?

Minha abordagem se insere neste contexto, também, com o tema "Games, Interação Social, Diversão e Mercado", logo na abertura do evento, dia 17, às 19h30.

Presente na noite, para complementar as idéias sobre as possibilidades de interação midiática dos jogos no mercado publicitário, estará o Rodrigo Castanho, profissional de mão cheia, responsável pela agência Cena 1.

Se puder, apareça por lá:

UniSant’Anna - bloco I – 6º andar

Av.Voluntários da Pátria, 257

Santana - São Paulo

Maiores informações sobre o evento:
imaginacao.evento@terra.com.br

terça-feira, 11 de maio de 2010

iCADE - SEU PRÓXIMO RETRÔ

Olá, Retronautas!


Esta notícia nem é nova, mas é genial!


De acordo com o site ThinkGeek, a Apple acaba de aprovar o lançamento do iCade, console de retro games para ser utilizado em conjunto com o iPad (veja as fotos).


O emulador MAME para o gabinete já estaria disponível na App Store grautitamente, mas o fabricante alerta que o software só funciona com aparelho acoplado ao iPad.

Além de jogos clássicos, como Dig Dug e Q Bert, o aparelho ainda estaria apto a receber novidades como "Super Steve Bros" (veja a arte das capinhas, abaixo.



Bom demais para ser verdade, não?

E é mesmo!

O post foi uma brincadeira do site para o 1º de abril e tenho certeza que pegou muita gente!
Quem sabe a idéia não seduz titio Steve e a gente vê o iPlayer amanhã por aí, não é?

Afinal, já existem coisas como o iControlpad para iPhone e a Apple acaba de patentear uma idéia parecida, denomimado Apple´s Portable Gaming Acessory.

sábado, 8 de maio de 2010

NEW EXPO COMING!


Sempre gostei de exposições sobre tecnologia e games.

Estas últimas, porém (as de games), tendem a ser um pouco repetitivas e, às vezes, carentes de uma produção adequada, o que é uma pena, pois o resultado acaba sendo um agrupamento casual e/ou caótico de consoles antigos e cartuchos de games.

As exceções talvez sejam a exposição Gameplay, do Itaucultural e Game Cultura, do SESC São Paulo, porém, nenhuma delas é de fato uma exposição exclusiva sobre a retrocultura dos games.

No começo do ano, informei sobre a exposição que rolou no Foundation for Art and Creative Technology, que parece ter sido genail; mas o que não falta são exposições sobre games pelo mundo, muitas delas especificamente sobre Retro Games.

Este é o caso da CG Expo, que acontece desde 2001, sempre com muitas personalidades, como David Crane e Steven Bristow (criador do joystick!) e curiosidades.

Este ano, o evento acontece no hotel Tropicana, em Las Vegas, em 31 de julho e 1º de agosto.

Se você estiver por lá, vale uma visita!

Há mais uma info importante sobre o evento, neste link do site Gran Text Auto.



Abaixo, um breve vídeo da edição 2007 do evento.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

BIBLIO GAME BÁSICA

Olá, Retronautas e candidatos a Game Designer.

Navegando, encontrei o site do designer Odair Cavichioli esta breve mas objetiva lista de livros de Game Design.

Achei interessante ele comentar que pode haver até livros melhores, mas que estes ele leu de fato!

Bem, eu não li todos, mas achei que uma informação tão útil merecia ser repassada. Espero que ele concorde!

Em minha modestíssima opinião, acrescentaria ainda "The Art of Computer Game Design" do "Papa" Chris Crawford (que você pode ler online aqui).

A página do artista também tem uns trabalhos bem bacanas. Veja aqui.

É isso. Abaixo, a lista:

Nacionais:

Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos – 2ª edição
Autores: Alexandre Perucia, Antônio de Berthêm, Guilherme Bertschinger e Roberto R. Castro.
Editora Novatec
Ano: 2007
Páginas: 320
ISBN: 978-85-7522-122-8


DESIGN DE GAMES: Uma abordagem prática
Autor: Paul Schuytema
Editora Cengage Learning
Ano: 2008
Páginas: 472
ISBN: 8522106150


DESENVOLVIMENTO DE GAMES COM MACROMEDIA® FLASH® PROFESSIONAL 8
Autor: Glen Rhodes
Editora Cengage Learning
Ano: 2008
Páginas: 520
ISBN: 8522106169


Flash Lite 2 - Crie Aplicativos e Games para Celulares - Desenvolvimento com Flash 8 Professional para Windows
Autor: Fabrício Manzi
Editora Érica
Ano: 2006
Páginas: 240
ISBN: 8536501065


Gringos:

Game Design: Theory & Practice (Second Edition)
Autor: Richard Rouse III
Editora Wordware Publishing
Ano: 2001
Páginas: 584
ISBN: 1556229127


BETTER GAME CHARACTERS BY DESIGN: A PSYCHOLOGICAL APPROACH
Autora: KATHERINE ISBISTER
Editora MORGAN KAUFMANN
Ano: 2006
Páginas: 450
ISBN: 1558609210


Character Design for Mobile Devices
Autor: NFGMan
Editora RotoVision
Ano: 2006
Páginas: 192
ISBN: 2-940361-12-6


GAME DESIGN: PRINCIPLES, PRACTICE, AND TECHNIQUES
Autores: JIM THOMPSON, NIC CUSWORTH e BARNABY BERBANK-GREEN
Editora JOHN WILEY CONSUMER
Ano: 2007
Páginas: 192
ISBN: 0471968943


GAME INTERFACE DESIGN
Autor: BRENT FOX
Editora COURSE TECHNOLOGY
Ano: 2004
Páginas: 256
ISBN: 1592005934


GAME DESIGN - THE ART AND BUSINESS OF CREATING GAMES
Autor: BOB BATES
Editora PRIMA PUB
Ano: 2002
Páginas: 336
ISBN: 0761531653

segunda-feira, 3 de maio de 2010

JOGAR PARA GANHAR!

Já te acusaram alguma vez de ser viciado em vídeo game?

Pessoalmente, considero isso muita maldade, pois conheço muita gente viciada em novela, futebol, shopping center e outras tranqueiras e nem por isso fico acusando todo mundo por aí.

Porém, se você já sofreu esse assédio moral só tem duas alternativas:
1- Admitir a falha e tratar de se cuidar (nós não queremos ninguém difamando a classe, entendeu?);
2 - Ignorar o comentário boboca e voltar sua atenção para algo mais produtivo (isto é, os games!).


De qualquer forma, se você sempre curtiu jogos eletrônicos, vai querer participar dessa:

Um campeonato de Retro-Games!

O evento acontece em São José, na Grande Florianópolis (SC), nos próximos dias 07 e 08 de agosto de 2010.


Entre os games da competição, alguns clássicos do Atari 2600 (e meus preferidos):
- Enduro
- Pitfall
- Pacman
- River Raid
- H.E.R.O.

Porém, há muito mais.
Mais informações no site do evento.
Vá treinando com seu Nintendinho velho de guerra e faça bonito no Campeonato!

domingo, 2 de maio de 2010

INTERACTIVE PIXELS


Desde muito pequeno, sempre gostei de artes eletrônicas.
No começo dos anos 70, assisti a uma apresentação multimídia(?) com projeção de slides fotográficos integrada com música no MIS, produzida pela Kodak e fiquei fascinado com as fusões de imagens e a dinâmica da produção.

Isso deve explicar porque sou tão envolvido com o tema ainda hoje.


As imagens do post são do belo painel interativo criado pela empresa Moment Factory e disposto em uma loja em Monteal.
Um trabalho primoroso e muito divertido.

No site dos caras, há outros trabalhos bem interessantes, também.



Abaixo, um vídeo da obra com a presença do público.

Muito bacana, não?


sábado, 1 de maio de 2010

ZUMBIS DE 8 BITS!

Se você nunca jogou Left 4 Dead está perdendo uma das mais divertidas produções da Valve, velha conhecida do público por grandes games como Half Life e Portal.

O jovem desenvolvedor de games Eric Ruth não perdeu tempo e produziu sua própria versão do jogo. Ao invés de utilizar o editor de fases da empresa, no entanto, o garoto deu uma guinada ao passado e lançou uma curiosa versão 8 bits do jogo.



As imagens do game você confere neste post.
O autor afirma que o jogo não é plenamente fiel ao original. Seu objetivo real foi: "[...] ...criar o jogo de uma forma que eu sentisse como se tivesse sido lançado em 1986".


É possível jogar quatro campanhas em cinco mapas e usar o modo de cooperação para jogar com um parceiro contra os zumbis azuis do game.

O jogo lembra demais os games de cartucho para NES e o saudisismo é inevitável. Jonathan Holmes do site Destructoid comentou que, ao iniciar o jogo ouviu o curioso comentário: "Oh, meu Deus! Eu não sabia que Left 4 Dead tinha um visual tão bacana!".
Se você tem saudades dos grandes momentos do Nintendinho, baixe e jogue Left 4 Dead, NES Style.