quinta-feira, 15 de novembro de 2007

CURIOSIDADES E BIZARRICES DO PACMAN



Sempre encontro novidades em relação a estas coisas tão antigas que dão a impressão de não ter mais por onde inovar.

A criatividade humana, no entanto, envereda pelos caonhos mais malucos e sempre mostra que é possível enxergar a mesma velha realidade por um ângulo totalmente inesperado.

Naturalmente, isso é ótimo, pois é o que torna a humanidade tão instigante e nossa capacidade de renovação tão rvigorante!

A imagem acima, por exemplo, embora esteja grande e se pareça muitíssimo com um Mondrian (talvez na sua pior fase aqui, eheheh!) é do menor game de Pacman do mundo.

Se você quiser jogar, basta entrar nesse site.

Mas porque uma versão tão minúscula para um game já tão batido, você pode se perguntar.

A resposta está menos no game e mais na estética de uma nova (e já nem tão nova assim, hoje) vertente que estuda e desenvolve mini-páginas de internet.

A coisa começou talvez como uma brincadeira low resolution e se espalhou pelo mundo, criando um novo conceito de quanto menos informação visual, mais interessante a solução apresentada.

Conheço pouco sobre este assunto e ele nem é realmente o tema desse post, de modo que fico de pesquisar um pouco mais, em breve.


Se você gosta realmente de Pacman, talvez se interesse por esse outro site. Aqui, há diversas versões gratuitas do game, com pequenas modificações, como um Pacman com ares medievais e outro que inclui metralhadoras e explosivos, próprio para tmpos de Tropa de Elite.




Esta outra imagem é do acessório Namco Plug and Play Mini Portable PacMan Pocket Edition, que segue a mesma linha de outros dispositivos para jogar retrogames plugando diretamente na tv de casa, como o TV Games Atari, e que está disponível para compra no E-bay.



Por fim, esta última imagem mostra um game de Pacman em que você joga ao vivo contra... Grilos!

O jogo é tema de Mestrado dos estudantes holandeses Win van Eck e Maarten H. Lamers, que pesquisam o uso de inteligência animal em games. Mais detalhes sobre a pesquisa pode ser encontrado nesse paper online.

O site Pong.hku mostra mais detalhes sobre o trabalho da dupla, disponibilizando fotos do processo e alguns vídeos em Quicktime.

Muito estranho esse mundo dos games... Muito estranho...

Nenhum comentário: