sexta-feira, 30 de novembro de 2007

PAC-ROBOT

Pacman é, com certeza, um dos games mais clonados e copiados de todos os tempos.
Talvez só perca para Tetris e Super Mario, também exaustivamente clonados, recriados, adaptados e reutilizados.

Longe de ser ruim ou denunciar alguma falta de criatividade dos game designers (que também há aos montes!) esse tipo de coisa acaba elevando estes games a uma certa categoria 'ours concours', em que fica-se imaginando qual será o próximo lampejo de inovação que os estudiosos do game (que alguns chamarão de fanáticos!) descobrirão para render justas homenagens a estes ícones ou simplemente tirar uma casquinha em cima da célebre criação dos outros.

Imagino que já deva ser de conhecimento da maioria de vocês o Human Pacman (veja também esse link), projeto de alunos da universidade de Cingapura, que mistura Realidade Aumentada, alguma Ubiquidade e Retrogame em uma fórmula super sacada de live action com jogo de aventura.

Outra sacada bacana na mesma linha é o projeto Pacmanhattan, embora envolva menos tecnologia.

Na foto acima, temos uma pesquisa com robôs, acionados por controle remoto, que reproduzem o ambiente e a dinâmica do jogo, ainda que mostre certas limitações. É claro que a maioria de nós (e provavelmente todas as crianças e mulheres) não vai trocar seu clássico de pixels por geringonças eletromecânicas, mas não deixa de ser uma grande idéia.

Veja mais detalhes do projeto aqui. Perceba que há, na parte superior da página, um link para download do vídeo, onde é possível assistir a genialidade tosca do projeto.

Aliás, se você quer assistir algo realmente tosco, envolvendo live action e Pacman, não deixe de ver este vídeo. Algumas manifestações nos fazem pensar com mais cuidado o que pode ser considerado uma 'homenagem'...

Nenhum comentário: