sexta-feira, 2 de novembro de 2007

THE RETURN OF THE LIVING TAMAGOTCHI

Lembra disso?
Foi febre no mundo todo, vendeu mais de onze milhões de unidades e eram conhecidos como "bichinhos virtuais".

Todo mundo queria cuidar destas coisinhas e logo apapreceram ínúmeros clones, em formas de dinossauros, peixes, cachorros e tudo mais.
Aki Maita é a funcionária da Bandai a quem a criação do Tamagotchi foi creditada. Em uma reportagem consta que a jovem teve a idéia de criar o bichinho virtual quando assistia a uma reportagem sobre um garoto que insistia em levar sua tartaruga para o jardim da infância. Depois da concepção e desenvolvimento da idéia, Aki deixou que a empresa desse continuidade ao projeto.

Curiosamente, ela jamais recebeu uma promoção pela idéia ou qualquer soma adicional em dinheiro e afirmou, em mais de uma ocasião, que não havia motivos para tal: "Porque eu deveria receber montanhas de dinheiro? Minha parte no processo era muito pequena. O verdadeiro esforço foi feito pelos desenvolvedores que tornaram nosso produto um sucesso.", observou a inventora em reportagem da Time Asia (leia o artigo completo neste link).

Uma reportagem do The New York Times informa que o jogo apareceu em um momento crucial para a empresa, que perdia dinheiro com franquias que esfriavam, como os Power Rangers (franquia que esfriava?!?) e Saylor Moon.

Tamagotchi foi um retumbante sucesso (a Bandai amealhou algo como US$ 350 milhões!) e, como é próprio da cultura oriental, ganhou sobrevida, na forma de inúmeras continuações. A última e mais recente havia sido a transposição dos Pets para celulares, mas a empresa acaba de produzir mais um novo gadget que certamente vai vender horrores, na forma de players de MP3 com o bichinho incluso.

Além da capacidade de 120 músicas, o aparelho oferece joguinhos variados, ligados à musicalidade: Minori, que usa a variação de volume e frequência para seu bichinho pular, Trampolim, que usa princípio semelhante, Tanoshimi Session Mode, em que o pesonagem toca um instrumento e o Dance Mode.

Conheça mais detalhes na página da Bandai.
E divirta-se!

Nenhum comentário: