quinta-feira, 15 de novembro de 2007

GAME DESIGNER - TRY IT AGAIN!



Encontrei mais este programa de criação de games, o Game Editor.

Não cheguei a baixar ou brincar com ele mas, como os demais, estou certo que é um soft para joguinhos 2D, com possibilidades de definição de alguns elementos. Na foto acima, vemos o editor de trajetórias do programa.

Se seu desejo é criar o próximo GTA, este não é necessariamente o melhor programa, visto que apresenta certas limitações, sobretudo na parte gráfica, que acaba mostrando a mesma cara dos joguinhos tradicionais de 8 e 16 bits, mas isto não é demérito para o soft já que, para fazer um game em qualquer uma das perspectivas, você terá que passar pelas mesmas etapas de projeto: criação, concepção, mecânica, dinâmica, projeto de níveis, jogabilidade, fator de desafio, fator diversão, etc (e é nisso que reside a criação e a qualidade de um bom game, realmente, não na beleza do 3D!!!).

Acho que a experimentação de programas como este é extremamente válida, pois lhe dá uma dimensão, ainda que mínima, da magnitude que envolve a criação de um game "de verdade". Quem passa por esta vivência, mesmo que produza somente uma única fase de seu jogo, estará muito à frente de outros potenciais pretendentes na hora de disptar uma vaga de estagiário (calma! comece por baixo...) em uma game house.

Ressalto que o programa só cria games para plataformas mobile, o que quer dizer celulares, hand helds e smartphones.

A versão é de demonstração, mas os caras foram bonzinhos e a única limitação do programa é que ele só exporta o jogo final para sistemas Windows, de modo que seu jogo só poderá ser jogado em mobiles com essa configuração.

Mas já é um começo, não é?

Nenhum comentário: