sábado, 28 de março de 2009

CONHEÇA O CRIADOR!


É claro que você já ouviu falar de Ralph Baer.
Ele é, reconhecidamente, o pai dos vídeo games. É claro que, dependendo do quanto você conhece da história dos games, pode achar que este título pertence à Atari ou seu criador, Nolan Bushnell, mas Bushnell é mais famoso por ter percebido o potencial e a oportunidade da nova mídia. Há quem diga coisas menos elogiosas, mas isso é outra história...


Na imagem acima, por exemplo, você vê parte da documentação de "Chase", o primeiro conceito de game televisivo desenvolvido por Baer, que eram ainda apenas quadrados luminosos dabatendo-se, antes da introdução da 'bolinha', que transformaria o jogo em um ping-pong virtual.


A partir destas pesquisas, a parceria com a Magnavox gerou o Odissey, o primeiro console doméstico. Infelizmente, o Odissey nunca alcançou o sucesso de vendas do Atari de Bushnell. Há várias hipóteses para isso, que vão do custo do produto à pequena variação dos jogos entre si e até a 'fofoca' que dizia que o jogo só rodava nos televisores da Magnavox e queimava o tubo catódico dos fabricantes concorrentes.


O fato é que o homem não desistiu e é o responsável pela milionária indústria de jogos do mercado atual.
Pode não ser o único, é claro, mas sem suas pesquisas e produtos o mundo dos games talvez tivesse demorado um pouco mais para emplacar e estivesse bem diferente hoje.

Você provavelmente já ouviu estas histórias antes, mas é sempre bom falar do homem que deu origem à série e há muita informação sobre ele na rede.

O Gamehall tem uma excelente entrevista com o Mestre, de 2007 que vale à pena acompanhar (e está em português, se você precisar dessa 'forcinha').

O Gamasutra também tem outra ótima entrevista de 2007, que vale uma olhada.

No site do Museu Smithsonian é possível ver os scans do livro de anotações do engenehiro, durante a criação de seu projeto, em 1966. É um material bem bacana e pouco conhecido.

Por fim, você pode ver abaixo o vídeo original de demonstração do Brown Box de Ralph Baer, antes do produto virar o Odissey. Como você vê, o cara pensou en tudo, até mesmo em documentar todo o processo.

Nenhum comentário: