quarta-feira, 18 de março de 2009

DS PARA VELHOS DESAFIOS!


Já falei brevemente sobre o Retro game Challenge (DS), no artigo "O Movimento Neo-Retrô nos Games", para o GameCultura.

De fato, a proposta do jogo é ótima, e tem muito a ver com o pseudo saudosismo aos 8 bits, que insistem em permanecer atuais.


O que me faz voltar ao tema neste post é peceber a excelente receptividade que o game está tendo junto ao público e, sobretudo, à imprensa especializada.

Uma consulta rápida no seu buscador preferido já dá a dimensão alcançada pelo game, mas dois artigos em especial me chamam a atenção: "Retro Game Challenge Reheats the 8-Bit '80s", do blog da Wired e "Xseed/Namco Bandai's Retro Game Challenge", do site Gamasutra.

As duas publicações online dispensam apresentações e suas opiniões sobre o jogo, que já não é Zero Km, são muito favoráveis.

A Wired afirma: "Você nunca jogou 'Robot Ninja Haggleman' ou 'Guardia Quest' em seu console de 8 bits, mas estes games certamente dão a sensação de pertencerem à mesma prateleira, ao lado de 'Mario Bros' e 'Dragon Warrior'. A arte em pixel 'velha guarda' (do game) está perfeita e se sustenta em um gameplay ainda melhor do que os títulos 'oitentões' que Retro Game Challenge parodia, graças ao fato de seus games terem sido criados com um 'know-how' extra de 20 anos de design na manga."

O Gamasutra faz uma compilação de várias opiniões e reviews disponíveis na rede, como 1up e GameSpot, entre outros. De modo geral, todos os textos enaltecem o brilhantismo com que o game captura o espírito dos Old Games, sem parecer datado, caricato ou fora de contexto.

Na vídeo-análise do site da Wired, Chris Kohler só cai matando na fase de corrida do game, ao afirmar categórico: "É um mal jogo e, o que é pior: eles te fazem jogá-lo duas vezes! Sim, eu sei. É uma paródia sobre como sequências de games se assemelham aos originais, só que reembalados. Mas não importa. É detestável!"

Abaixo, você confere outro vídeo review, da galera do "Stuff We Like".
Clique aqui para ir ao site do game.
Se você é fã de retro games e não brincou com RGC ainda, vá à luta!



Adicionar imagem

Nenhum comentário: