sexta-feira, 13 de março de 2009

CONSULTORIA E HQs


Você já ouviu falar de Watchmen, certo?
É o grande assunto cinematográfico do momento e um filme visualmente muito belo, se é que você ainda não foi assistir...

Mas o que isso tem a ver com o blog, você pode estar se perguntando... Um blog que fala de games antigos e nada tem a ver com o filme, a não ser talvez o fato de que ele também está sendo lançado como game.

A resposta é: Dave Gibbons. Quem?!?
Dave Gibbons, o desenhista da série original em quadrinhos. Sim, caso você tenha estado ausente do planeta, talvez não saiba ainda que o filme era, inicialmente, uma série em quadrinhos com doze fascículos.


Além de desenhista de sucesso, com trabalhos como o já citado Watchmen e 2000 AD, Gibbons também fez direção de arte para alguns games da Revolution Software nos anos 90.
Um dos mais badalados é Beneath a Steel Sky, game de temática cyberpunk do gênero "Adventure Point-and-Click", que também foi coqueluche naquela época, muito em virtude dos games da Lucas Arts, como The Secret of The Monkey Island e Day of The Tentacle, entre outros que você certamente deve ter jogado.


Pois bem. Junto com o produtor e designer Charles Cecil, Dave Gibbons criou um univeerso coeso e bem referencial do cyberpunk dos anos 80, como aquele presente nas obras de William Gibson, Bruce Sterling e um "quê" da ambientação de Blade Runner, dirigido por Ridley Scott.

Os reviews do jogo são praticamente unânimes em afirmar que o game é, infelizmente, muito curto, mas todos reverenciam o design do jogo, o fun factor e a história, empolgante e intrincada.


Além do design de personagens e telas do jogo, Gibbons deu um tratamento Graphic Novel à abertura do jogo, com uma arte sequancial que é como uma HQ animada, outra das variações da época, que experimentava os primeiros exercícios unindo multimídia e 3D, como em games como Gabriel Knight, The X Files, Mad Dog McCree e tantos outros.


Além da versão lançada em disquete, a produtora também lançou uma versão mais completa em CD, para o Amiga Commodore (o computador mais parrudo da época!), que continha todos os elementos gráficos, visuais e sonoros do jogo, tornando a vivência muito mais imersiva e interessante.


Well... A boa notícia é que, desde 2003 o jogo já está disponível como freeware para várias plataformas, incluindo mobiles, usando o sistema SCUMMVM, o mesmo desenvolvido pela Lucas Arts para seus adventures. Veja mais detalhes no site da Revolution.

A outra boa notícia (ainda não confirmada) é que Charles Cecil e Dave Gibbons estão conversando para, finalmente, dar sequência ao jogo, provavelmente em 3D, como afirmam os dois nesta entrevista.

Cecil não esconde o entusiasmo e afirma: "...Há pessoas perguntando sobre Beneath a Steel Sky 2. E eu e Dave estamos conversando a respeito há 15 anos! Este renascimento dos Adventures é realmente excitante e eu acho que os próximos anos serão fantásticos."

Gibbons parece estar no seu grande momento. Além destes trabalhos, ele foi o consultor especialista por trás da produção de Watchmen - O Filme (Zack Snyder disse que, como Alan Moore sempre pediu para não ser procurado, ele nem tentou!) e também do game.

Em Watchmen - O Game, os cutscenes são todos em ilustração animada, retomando o espírito dos quadrinhos originais e, de certa forma, reeditando o trabalho de abertura realizado em Beneath a Steel Sky, quase uma década e meia atrás. A imprensa se agradou muito da qualidade visual do game mas reclama de uma certa mesmice nas fases.

Abaixo, você confere o vídeo review da IGN.

Nenhum comentário: