quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

PIXEL ART SEM COMPUTADOR


Já postei anteriormente que, quando criança, adorava brincar com Ministeck, um brinquedo de plástico composto de uma base com centenas de furos e uma infinidade de pecinhas coloridas para serem encaixadas na base formando imagens fantásticas como essa Marilyn aí em cima.

Navegando por aí, encontrei o trabalho do Norbert Bayer, uma série de painéis de Ministeck com personalidades famosas e outras imagens. É fascinante como a arte em pixel "emula" esta arte do mundo real...

Se quiser conhecer um pouco mais do trabalho do moço, vá ao site dele.
Se quiser brincar com Ministeck online (ah, essas molezas da vida digital...) vá nessa divertida brincadeira online...



MECKA PONG


As pesquisas em prol dos avanços da ciência nunca param...

Algumas pesquisas, no entanto, de avanço parecem não ter nada!
Observe essa traca nas imagens... Este é o Pong Mechanik, uma bugiganga eletro-mecânica que - pasme! - funciona de verdade e permite que você digladie com seu oponente uma partida real de Pong, que emula no plano real os retro-pixels do seu game preferido de todos os tempos!

Nem li muito a respeito, mas é com certeza uma pesquisa e tanto.
Os caras fizeram muito bem a lição de casa e a trolha funciona direitinho, com um conjunto de roldanas, cabos e engrenagens que fazem deslizar sua bolinha e ainda contam os pontos da partida.

Há muitas fotos no site dos caras e um vídeo altamente elucidativo (só nesse blog você vai ler palavras como estas...) e vale a pena dar uma olhada.

Em tempo: Se você é MESMO fã de Pong, dê uma olhada nesse blog, que apresenta 8 maneiras criativas e diferentes de jogar o velho clássico.

Play the Pong!!!



quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

PIXEL ART É ARTE DE VERDADE!


Gostou da imagem?
Eu também.

Ela faz parte da edição 2007 da exposição Into The Pixel, realizada anualmente desde 2004 e que aconteceu em outubro passado no centro de convenções de Las Vegas, durante o E for All, um evento voltado para o público aficionado por games.

Clique na arte acima e veja o acervo de painéis selecionados para a expo 2007 e o link para os anos anteriores.

Pixel também é arte!!!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

NÃO PERCA AS CHAVES DO CARRO!



YMCK é uma das mais festejadas bandas de Chiptunes do mundo.
Isso não é por acaso, os meninos são realmente muito bons!

Se fosse pra definir o tipo de som eu diria que é alguma coisa como se o Pizzicato Five encontrasse com Kraftwerk, ou uma mistura de Pato Fu com o seu Gameboy Audio...
Se você ainda não conhece o som dos caras faça uma auto-flagelação com o cabo do controle do seu Nintendinho e clique nesse link para ir ao site deles.

No Myspace, você pode ouvir um pouco do material deles. Vale à pena.

Hoje, tive a grata surpresa de descobrir que eles lançaram uma coleção de chaveiros com a efígie dos membros do grupo.
Estou ensaiando há meses para começar uma produção de quinquilharias de 8 bits e, se um dia eu engrenar de fato, isso vai ser parte do arsenal!

Veja mais detalhes dos YMCK "dot" Keychains clicando no banner abaixo (ajuda se você souber japonês...).
E OUÇA A BANDA!!! Seu queixo pixelado vai cair!!!


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

FALTA MUITA INFO AQUI...


Nesse exato momento, tenho dois posts para inserir no blog: um sobre o shooter game Galaxian e outro sobre Metal Gear Solid que, à sua maneira, não deixa de ser um shooter nos dias de hoje...

"Porque isso ainda não foi postado?!?", você pode se perguntar e a resposta é que, depois de ler pra caramba e compilar todas estas informações de modo a ser o mais fiel possível com a história do game design, procuro links complementares, vídeos e entrevistas dos envolvidos com o projeto, para que sua leitura possa ser mais completa e interessante. Eis o porque.

Na prática, isso significa que, por mais que eu escreva, eu nunca vou conseguir cobrir toda a vasta história do desenvolvimento de games, que começou lá por volta de 58, do século passado...

Assim, se você quiser saber um pouco mais sobre o assuto, aí vão alguas dicas:
- Leia livros sobre game design. Os importados, oviamente, são melhores por razões claras.
- Fuce pela internet e encontre informações como eu. Tente o Wikipedia. Nem sempre é completo, mas é um bom começo...

No último caso, sugiro ainda o Moving Image. É o site do Museu Americano de Imagem em Movimento, que pretende cobrir boa parte das informações sobre games antigos, embora estas informações sejam, às vezes, muito breves.

Mas já é um caminho, né?

Quando saem os posts atrasados??? O mais breve possível, acredite!
Grato por continuar lendo assim mesmo...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

PARA BRINCAR COM OS PETIZES...

À noite passada eu estava chapado de sono olhando para a tv, fingindo que assistia, enquanto morria de preguiça de ir pra cama...

De repente, olhei para o lado e vi meu filhotinho de 4 anos jogando no computador. Isso não é novidade, o nerdzinho joga desde os dois anos (sério!), mas o que me chamou a atenção foi o Sprite Smash, um jogo de luta com personagens pixelados. O joguinho em si é uma tosqueira, mas a gurizada parece se divertir com essa estética do tempo da bolinha quadrada... E ainda é possível dar um pau nas Tartarugas Ninjas, no Mickey Mouse e em outras personalidades da animação e dos games.

Se quiser se divertir com seu filho, clique na imagem acima e caia direto no jogo.

Depois, fiquei procurando por mais pixel games e acabei encontrando este mimo low-rez... O Monster Pixel, um soft online que permite se divertir desenhando seu próprio monstrinho pixelado... Meu filhinho se divertiu, então tem uma chance de rolar o mesmo na sua família.

Clique na imagem debaixo e mostre o Pixelasso que existe em você. Pelo menos dá pra ir enrolando a garotada enquanto o seu P3 não vem...

NEXT LEVEL


Já havia postado anteriormente meu espanto com a capacidade da Nintendo de fazer dinheiro de todas as formas com os produtos de sua franquia.

Bebida energética deve ser o último estágio da promoção de marcas antes de chegar nas balas de leite e papéis higiênicos... Mas a gente tem que concordar que colocar a cara do Mario na embalagem só pra poder chamar a bebida de "Power Up" é de uma inventividade impressionante!!!

Fiquei imaginando a Sega morrendo de inveja, criando o energético Altered Beast, que também tem dá um 'Power Up' durante o jogo(alguém lembra disso???).


Um colaborador do site Destructoid postou que que a bebida tinha cocaína, só pra tirar uma chinfra e há um post do colaborador Renato no blog Vazio, comentando longamente um incidente envolvendo a bebida e um estudante de Dakota do Norte, mas não encontrei nenhuma referência sobre o assunto na net. Particularmente, imagino que se fosse para colocar algum alucinógeno a Nintendo iria optar por cogumelos, para manter a fidelidade com a franquia!!!

Nenhum site fez comentários muito elogiosos à bebida: o Technabob afirma que deve ter gosto de Redbull com cogumelos venenosos... O Coolest Gadgets diz que deve ter gosto de meias de encanador, sujas a uma semana... Mas o GKWorld comenta que o sbor é de framboesa, mesmo...

Ei! Quando vão lançar o energético Star Wars?!? Que a força esteja com você!

domingo, 20 de janeiro de 2008

AJUDA AOS AMIGOS


Não conheço os rapazes da banda 8bit Instrumental.

Mas eu acho que qualquer pessoa que tenha interesses afins com os nossos merece algum apoio, ainda mais em se tratando de 8 bits, um tema que, embora esteja na moda no momento, carece de uma atenção mais profunda.

Lá fora, já há uma preocupação bem intensa e séria em relação à preservação de games antigos... Tenho um texto que está para ser postado no GameCulura há meses (sorry, Roger!) que fala exatamente sobre isso.

Acabei de baixar o som da banda. Isto significa que não ouvi ainda suas composições no momento em que posto este comentário. Se for muito ruim eu prometo que faço um mea-culpa, caros leitores... (alguém lê isso aqui???)
Por outro lado, acredito que deva ser um bom trabalho e fica aqui meu compromisso de fazer um próximo post sobre a qualidade do trabalho deles segundo minha humilde e particular opinião.

Vá ao site deles e baixe o trabalho, também. Incentive o esforço da banda. É realmente bem difícil lutar pelos seus sonhos sem apoio nenhum. Mesmo se nosso trabalho ainda não é o ideal, é o apoio e crédito dos demais que nos permitem prosseguir e nos aprimorarmos um pouco mais a cada dia.

Eles acreditam de tal forma no que estão fazendo que estão lançando um novo CD e oferecem aos fãs da arte 8 bits a oportunidade de contribuir com seu trabalho, criando a capa do álbum.

Vá ao site dos caras, veja o regulamento e participe.

Eles também pediram para postar o banner de divulgação do concurso. A arte está aí.

Boa sorte e vida longa ao 8bit. Que o trabalho deles extrapole o universo de fãs de chiptunes. E que isso possa ajudar a transformar a história do game design em cultura.

sábado, 12 de janeiro de 2008

FALANDO EM CLONES...


Um maluco compilou lá na Alemanha um site só com clones do Pacman.

São 252 versões do jogo, atualizadas até o final de novembro passado... E eu aqui pensando que criar um blog para falar de games antigos era coisa de pirados...

Se você é fã do game, vá lá e se esbalde. Se não é, veja porque este game é um divisor de águas no universo dos jogos eletrônicos...

Em tempo: Se você sempre sonhou em fazer seu próprio Pacman (ou outros jogos) tente brincar no site Fire Bug, que tem uma ferramenta online 'Make Your Own'.

Os joguinhos são bem tosqueiras, mas se você é zero de programação como eu, já dá pra se divertir... Quer tentar algo mais complexo? Vá de Game Maker.

ITEM DE COLECIONADOR

Você conhece a traquitana acima?
Não? Eu também nem sabia que existia...

É o APF Tv Fun, um clone do Pong caseiro, produzido pela empresa britânica APF Electronics Inc. em 1976, para disputar o emergente mercado de consoles.

Não deve ter feito muito sucesso fora da Europa, porque a gente ouviu falar muito mais sobre Colecos e outros "primos" do Atri Pong...

Mas se você quer vislumbrar estes e outros equipamentos de game e até comprar (se seu cartão permitir esta extravagância, é claro...), conheça o site Giant Game Auction. O proprietário do acervo (são 1.768 itens, com valor estimado em mais de 14 mil dólares!) se esconde no pseudônimo de Sengoku e não dá maiores informações pessoais, mas está vendendo tudo pelo Ebay.

O site é meio feio e bagunçado, não é um museu online e sim um meio para o negócio, mas vale uma visitinha...

Em tempo: Falando de Pong clones, o tenista Andy Roddick protagonizou uma campanha do cartão American Express onde tem que enfrentar Pong em uma partida de tênis. O comercial é bem divertido e pode ser visto clicando na imagem abaixo.

Um game foi lançado para o site da Amex em 2006 como parte da campanha, mas não está mais no ar. Se você quiser conhecer os detalhes da produção do game, veja na página da Fuel Games.

domingo, 6 de janeiro de 2008

TODOS CONTRA BUSH


O imperialismo lunático de Bush gerou a guerra, elevou as taxas de impostos, acabou com os salários e empregos e trouxe medo e dúvidas ao coração dos pobre norte-americanos...

O mundo... mundo?!? Que mundo? Há alguma coisa além do solo e dos valores americanos??? Ah, claro, os cucaratchas e aqueles europeus nojentos! O mundo está o caos!

Huck Hogan, o famoso lutador de tele-catch, He-Man, o ex-Mestr do Universo e o sempre afável e sorridente Mister-T vão à forra, para detonar Bush e seu arsenal governamental, o temível Lord Voltron (sim! você já viu isso em algum lugar!!!).

Veja a animação pixel-arte desse jogo e não deixe de tentar fazer justiça com as próprias mãos este game tosco e inventivo...

E boa sorte!

Fnord!!!

NÃO JOGA, MAS É FOFINHO...


O que dar de presente para aquele pirralho que já tem tudo em matéria de vídeo game???

A resposta pode estar aqui, no Nintendinho de Plush, para ele colocar no quarto enquanto joga Halo 3...

Veja mais fotos do mimo e, se interessar, faça um (não vi nada que indicasse que o criador estava vendendo réplicas do seu trabalho...) ou entre em contato comigo... Vazemos brecinha camarada, brimo!